Quando é indicada a cirurgia de hérnia de disco?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quando a Cirurgia é Indicada? A história natural da hérnia de disco lombar deve ser considerada ao avaliar a necessidade da intervenção cirúrgica. O prolongamento dos sintomas é um sinal de que o caso requer uma melhor investigação, por meio de exames radiológicos, para uma conclusão diagnóstica mais específica.

A cirurgia de hérnia de disco só é feita quando todos os outros tratamentos não têm resultados satisfatórios após três meses. Assim, recomenda-se a cirurgia de hérnia de disco quando os sintomas persistem por pelo menos um mês, após repouso absoluto por pelo menos uma semana ou mais sem melhora.

A cirurgia de hérnia de disco é recomendada quando os tratamentos anteriores não foram suficientes e há persistência da dor ou um eventual comprometimento neurológico associado e progressivo.

É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

Os riscos da cirurgia de hérnia de disco são ainda menores quando o procedimento é minimamente invasivo, fazendo uso de técnicas que proporcionam uma menor movimentação das estruturas da coluna. A cirurgia, aqui, é mais rápida e complicações como sangramento e infecção têm chances reduzidas.

A hérnia de disco na coluna pode ser perigosa devido a: Dor crônica e limitação de movimentos. Possibilidade de desenvolver a síndrome da cauda equina em casos severos. Impacto significativo na qualidade de vida.

As principais possibilidades de complicação incluem ocorrência de infecção, sangramento excessivo, lesão dos nervos ao redor da coluna.

Para prevenir a hérnia de disco, o paciente deve adotar hábitos em seu dia a dia que prezem pela saúde de sua coluna. A prática regular de exercícios físicos, assim como uma dieta balanceada para controle do peso, são fatores que auxiliam diretamente na prevenção de hérnias discais.

De modo geral, a recuperação dura dois meses e deve incluir pequenas caminhadas (5 a 15 minutos) diariamente, a partir do quarto dia de cirurgia. Evite levantar objetos pesados por dois meses, relações sexuais, ficar sentado por mais de uma hora e dirigir. O retorno ao trabalho geralmente se dá após 45 a 90 dias. Ah!

Pode ser realizada sob sedação ou anestesia geral com duração médica de 90 minutos. Na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Além disso, o paciente está autorizado a andar já no pós-operatório imediato.

Hérnia de Disco Sequestrada
Trata-se do tipo mais grave de todos, pois danifica tanto o disco que pode até mesmo parti-lo ao meio. Quando isso acontece, o líquido gelatinoso penetra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, o que causa compressão contínua, inflamação e muita dor.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

  • Dor na parte superior das costas;
  • Dor que irradia para os ombros ou braços;
  • Sensação de dormência ou formigamento no ombro e braço;
  • Dor ao movimentar o pescoço;
  • Diminuição da força em um dos braços.

Assim, além da dor que se pode se tornar refratária a tratamentos medicamentosos, a hérnia de disco pode causar complicações relacionadas à sensibilidade e à habilidade motora, incluindo dificuldade para andar, bem como realizar atividades cotidianas comuns.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.

Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.