Quando é hora de conversar com o filho sobre puberdade?

Perguntado por: nnovaes . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.8 / 5 2 votos

Você tem duas opções: conversar assim que começar a ver as primeiras transformações corporais da criança ou um pouco antes, para deixá-la prevenida. O recomendado é que aos oito anos de idade os filhos já tenham consciência da puberdade e das mudanças físicas e emocionais que ela trará.

O melhor é abordar o assunto casualmente, no momento em que parecer natural. Se for muito difícil falar sobre questões da puberdade, um pediatra de adolescentes pode ser a pessoa indicada para tirar as dúvidas dos meninos. Outra ideia é procurar livros que pais e filhos possam ler juntos ou que eles leiam sozinhos.

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; e em meninos, entre 9-14 anos. Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

Seja sempre transparente. — Se você não sabe a resposta, dar apenas um “não” e ficar em silêncio vai ser muito pior. Esse assunto precisa ser falado, mesmo que você não saiba, é preciso pesquisar. Para a especialista, o ideal é que os pais se coloquem como uma referência para os filhos, seja qual for o assunto.

O estágio 1 corresponde sempre à fase infantil, impúbere, e o estágio 5, à fase pós-puberal, adulta. Portanto, são os estágios 2, 3 e 4 que caracterizam o período puberal. A seguir focaremos no desenvolvimento sexual masculino.

Cabe aos pais entender o período e ajudar o adolescente a entender as próprias ideias e desenvolvê-las ao longo do tempo. Também é preciso lidar com as diferenças e compreender que é normal que os filhos pensem de forma diferente dos pais, e isso pode ser vantajoso para toda a família.

Raio-X de idade óssea de mão e punho; Ultrassonografia pélvica com doppler de artérias uterinas (meninas). Esse exame deve aferir o diâmetro uterino, volume uterino, relação colo uterino/corpo e volume ovariano.

Ainda segundo informações veiculadas no portal da SBP, é comum que a criança que sofre com puberdade precoce manifeste aceleração do crescimento em altura e ganho de peso. Os meninos também podem apresentar pêlos nas axilas e na face, além de odores diferentes por todo o corpo.

A investigação diagnóstica começa com as dosagens dos níveis basais de LH, FSH, sulfato de de-hidroepiandrosterona e estradiol, nas meninas, ou de testosterona, nos meninos, seguidas de radiografia para determinação de idade óssea e ultrassonografia pélvica (somente para o sexo feminino).

A primeira dica para lidar com filhos na pré-adolescência é manter um bom diálogo com eles. É importante que os familiares mantenham conversas diárias com seus filhos para saberem como está sua vida, se há algo que os está afligindo ou se estão passando por algum problema na escola ou com os amigos, por exemplo.

Escute com atenção e dê o seu parecer sobre o assunto depois. Nessa hora, busque não fazer pré-julgamentos. Toda conversa deve ser feita de forma respeitosa, pois isso ajuda o adolescente a se abrir e a respeitá-lo também. Ao mesmo tempo, não deixe de argumentar, ser firme e claro em suas falas.