Porque a adolescência é uma fase difícil?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.4 / 5 14 votos

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

De todo o processo de desenvolvimento, a adolescência é o período mais tumultuado e decisivo. A criança adaptada à vida familiar é surpreendida por uma seqüência de modificações em seu corpo, acompanhadas de instabilidade psicológica. Isso tudo vai provocar um desequilíbrio e uma transformação de todo o seu ser.

Do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade e o fim do crescimento físico, com alterações ao nível dos órgãos sexuais e de características como a altura, o peso e a massa muscular. É também um período de grandes alterações ao nível do crescimento e maturação do cérebro.

Meninas são as que mais sofrem com a saúde mental na adolescência.

19 anos completos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

Pressões sociais e estereótipos
Os jovens muitas vezes enfrentam pressões sociais para se encaixarem em determinados padrões de beleza, comportamento ou estilo de vida. Isso pode levar a problemas de autoestima e dificuldade em aceitar sua própria identidade.

Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impul- sos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive.

A adolescência é uma fase em que se vive uma explosão de emoções, pensamentos, ideias e experiências que impactam a autoimagem e autoconfiança dos adolescentes. É normal ficar confuso com tantas novidades. O problema é quando a excitação e confusão se transformam em ansiedade.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.

Normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmos interesses, os mesmos gostos e desejos, a fim de uma identificação menos conflitante e mais amigável. Nessa etapa da vida é comum tentar se afastar da família, pois essa já não lhes satisfaz em relação aos interesses sociais.