Quando digo obrigado?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Assim:

  1. O homem ao agradecer deve dizer obrigado.
  2. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.
  3. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados.
  4. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'. Evitam-se as formas 'obrigado você' (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e 'de nada'.]

Por isso, indispensável há de ser o emprego da preposição. E, assim, se há de dizer corretamente: "Obrigado(a) a você". 5) E mais:se se pretender falar "Obrigado você" (ausente a preposição), o único sentido possível será: Você se sente obrigado.

Significado de Obrigada
interjeição Expressão de gratidão, usada por pessoas do gênero feminino: já recebi o salário, obrigada. adjetivo Que se sente agradecido; na obrigação de agradecer um favor: obrigada por trazer meu casaco.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

Agradeço a, sem acento indicativo de crase, é usado para indicar que se agradece alguma coisa:

  1. Agradeço a atenção.
  2. Agradeço a compreensão.
  3. Agradeço a oportunidade.
  4. Agradeço a dedicação.
  5. Agradeço a colaboração.

A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos. Veja alguns exemplos: Paula, vamos ao cinema? Obrigada, professora.

"Obrigado" é o agradecimento básico da língua portuguesa e do povo brasileiro. Etimologicamente, entretanto, "obrigado" é o antiagradecimento. A palavra "agradecer" contém a raiz "gratus", do latim, que significa ser acolhido ou acolher com favor, de forma agradável –termo que, aliás, tem a mesma origem de agradecer.

É um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador nas nossas vidas. Isso porque através dele somos capazes de reconhecer e dar valor ao que é bom. Quando sentir gratidão, poderá experienciar uma transformação intensa na sua vida.

Responder um agradecimento com "Obrigado" demonstra que o sentimento de agradecimento foi recíproco. Entretanto, é importante não repetir essa palavra muitas vezes para a mesma pessoa. Agradecer cada um apenas uma vez será o suficiente. Diga “Foi um prazer ajudá-lo”.

2 retribuir, recompensar, compensar, pagar, corresponder, responder, remunerar, satisfazer.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

1. Dar agradecimentos por; retribuir com agradecimentos.