Quando aperto o pé da barriga dói pode ser gravidez?

Perguntado por: dramos6 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Uma dor intensa no pé da barriga ou dores fortes no pé da barriga podem ser sentidas, especialmente durante o crescimento do útero, e não são geralmente motivo de preocupação. A cólica no inicio da gravidez é outra sensação comum, e ocorre pelo aumento do volume do útero que “estica” as estruturas presas nele.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

E bem no início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação!

Quais são os cinco principais sinais de gravidez?

  1. Atraso menstrual.
  2. Enjoo matinal.
  3. Dor ou inchaço nos seios.
  4. Fadiga.
  5. Desejos ou aversões.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

A mudança de cor e a produção de espuma são resultados dessa reação. Não tem nada a ver com a presença do hormônio hCG na urina.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.