Quando a oferta supera a demanda?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Nos períodos em que a oferta de um bem ou serviço excede a procura (ou demanda), seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a procura (ou demanda) passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.

Quando a oferta aumenta, o preço diminui. Quando a oferta diminui, o preço aumenta.

Quando um preço máximo é estabelecido abaixo do preço de equilíbrio, a quantidade demandada excederá a quantidade ofertada e resultará em excesso de demanda ou escassez.

Segundo Smith, sempre que a demanda (necessidade) de um bem é maior que a sua oferta, o valor desse bem sobe. Em via oposta, sempre que a oferta de uma mercadoria supera sua demanda (procura), seu valor cai.

De acordo com a lei da oferta, as empresas estarão dispostas a vender maiores quantidades do produto no mercado, quanto maior for o seu preço. Isso significa que a relação entre preço e quantidade ofertada é positiva.

De modo contrário funciona a demanda: quando a demanda aumenta, o preço sobe, e vice-versa. Outro exemplo que pode estar bem próximo de você é o mercado de cadeiras de escritório ou gamers. Durante a pandemia de coronavírus, diversos produtos aumentaram de preço, principalmente desse mercado.

A inflação de oferta, também chamada de inflação de custos, acontece quando os preços sobem devido ao aumento dos custos dos ofertantes, ou seja, dos produtores de determinado bem ou serviço na economia.

A interação entre oferta e demanda influencia diretamente os preços dos investimentos. Se a demanda por um determinado ativo aumenta, enquanto a oferta permanece constante, os preços tendem a subir. Por outro lado, se a oferta supera a demanda, os preços podem cair.

Inflação de custo (ou de oferta): causada pelo crescimento dos custos de produção, como aumento do preço de matérias-primas, instrumentos de trabalho e energia, por exemplo, gerando uma elevação no preço dos produtos finais e serviços ofertados.