Quando a menstruação vem com pedaços de sangue o que pode ser?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.

É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Podemos responder então a pergunta: grávida menstrua? Não, elas podem ter apenas um sangramento por implantação ou baixa progesterona. Na dúvida faça um teste de gravidez e consulte seu médico.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Causas do Sangramento Menstrual Intenso
Adenomiose: o crescimento anormal do revestimento uterino (endometriose) na parede muscular do útero, o que pode causar eventualmente menstruações intensas e/ou dolorosas. Miomas uterinos, pequenos tumores benignos do útero, que também podem causar sangramento menstrual intenso.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.