Quando a dor lombar é preocupante?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar que a dor nas costas é preocupante e requer uma avaliação médica cuidadosa. Se a dor nas costas começar de forma repentina e for extremamente intensa, como uma dor aguda e lancinante, isso pode indicar uma condição grave, como uma hérnia de disco ou uma lesão na coluna.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso.

Mas afinal, quando então eu devo me preocupar e procurar um médico? - O primeiro motivo já foi citado: quando a dor permanecer por um tempo muito prolongado (maior que 3 meses) ou for recorrente.

Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Se a dor nas costas for muito forte, persistente, ou se manifestar acompanhada de outros sintomas, pode indicar um problema sério. Esses sintomas podem incluir febre, arrepios, perda de peso inexplicada, dificuldade em respirar ou problemas em se movimentar.

Sintomas da coluna lombar inflamada: sintomas e o que fazer
Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

A dor lombar é um sintoma muito frequente na população em geral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos indivíduos apresentarão dor na coluna lombar, em algum momento da vida. Felizmente, grande parte dos casos melhora em poucas horas, não sendo motivo de grande preocupação.

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco.
  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

A crise lombar pode durar em torno de alguns dias até 12 semanas. Esse período depende do grau do quadro. Em casos de dor lombar aguda, o tempo de crise é menor, já nos quadros de dor lombar crônica, o período pode se estender por meses.

Os mais prescritos são da classe dos gabapentinóides (gabapentina e pregabalina). Eles atuam em receptores no cérebro, conferindo efeitos antiepilépticos, analgésicos e ansiolíticos.

Normalmente, a dor é descrita como profunda e pronunciada, muitas vezes piorando ao passo em que percorre a perna afetada. A dor de uma hérnia de disco pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de rasgo ou estalo na coluna.