Qual seria a rainha do Brasil?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Atualmente, o chefe da Casa Imperial do Brasil é Dom Luiz Gastão Maria José Pio de Orleans e Bragança, que é do ramo de Vassouras (RJ) da família, e apontado como o herdeiro do trono brasileiro.

Membros

  • O príncipe Pedro, Príncipe Imperial.
  • A princesa Maria da Glória, Princesa do Grão-Pará
  • A princesa Januária.
  • A princesa Paula Mariana.
  • A princesa Francisca.

Monarquia no Brasil
Atualmente, o Brasil é uma república presidencialista e esse modelo está vigente em nosso país desde 1889 (apesar de, ao longo do período, o funcionamento da democracia ter sido bastante deficitário). Antes da Proclamação da República, o Brasil adotava a monarquia como forma de governo.

O Brasil tem atualmente 37 princesas, incluindo a jovem Maria Cristina de Orleans e Bragança, de 26 anos, que é escritora e tem Síndrome de Down. A princesa mais popular, no entanto, é Paola Maria de Bourbon Orléans e Bragança Sapieha, de 34 anos, que trabalha como modelo.

Hoje, o imposto beneficia a família Orleans e Bragança e, em Petrópolis, é recolhido pela Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada por herdeiros da antiga família real.

Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono. Sua Alteza Imperial e Real (S. A. I. R.)

Príncipe Imperial do Brasil desde 5 de julho de 1981, na condição de herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos de seu irmão, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand sucedeu Dom Luiz na Chefia da Casa Imperial por ocasião do falecimento deste, a 15 de julho de 2022.

Como nação independente, o Império do Brasil teve dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II.

Introdução. A família real brasileira é descendente da família real de Portugal. Hoje, no Brasil, essa família é composta pelos bisnetos e trisnetos de figuras como Dom Pedro II e Princesa Isabel.

Dom Pedro II

Pedro II, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele foi o único monarca a reinar sobre o Brasil que nasceu em solo brasileiro. Dom Pedro II foi imperador do Brasil de 1840 até 1889.

Como o segundo irmão, Luís Maria Filipe, morreu antes da mãe, o imperador passaria a ser seu primogênito, Pedro Henrique, que depois do exílio na Europa passou pelo Paraná e se fixou em Vassouras.

Leopoldina

Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. Por seu casamento com D. Pedro, foi a primeira imperatriz do Brasil e, por dois meses, rainha de Portugal.