O que a rainha Elizabeth fez de importante?

Perguntado por: sbarros6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Foi a rainha que instituiu a transmissão televisiva de eventos da monarquia, a começar pela coroação dela, a primeira a ser televisionada. Elizabeth também quebrou alguns protocolos da monarquia e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, um ato de cumprimentar cidadãos dos países em que ela visitava.

Televisão, exploração espacial e até Zoom – a monarca britânica foi uma defensora ansiosa desses avanços e muito mais ao longo de seu governo de 70 anos. A rainha Elizabeth 2ª vista em uma tela de televisão ao concluir sua transmissão anual do dia de Natal em 25 de dezembro de 1957.

Durante seu governo aumentou o poder real e tomou medidas para consolidar a Igreja Anglicana, criada por seu pai. Deu ordens para perseguir seguidores de religiões não-anglicanas. Foi durante seu reinado que começou o processo de colonização inglesa na América do Norte.

Antes de ser coroada rainha, aos 19 anos, Elizabeth decidiu servir seu país durante a guerra e ingressou no exército. Ela atuou no serviço territorial "Auxiliar das Mulheres", ramo feminino do serviço militar britânico. A monarca vivenciou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Considerando a transformação da sociedade britânica, talvez a conquista mais marcante da rainha tenha sido a preservação da própria instituição da monarquia. Ela resistiu não apenas à mudança dos costumes sociais, mas também à tendência de sua própria família a travar brigas internas, tragédias e escândalos.

Monarca constitucional, chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítica, a rainha nomeava o primeiro-ministro e assinava formalmente as leis aprovadas pelo Parlamento (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

Era filha de George VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Sua ascensão ao trono era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês. Ficou noiva e casou-se em 1947, com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento nasceram quatro filhos.

Rainha Vitória

A Rainha Vitória talvez seja a Rainha mais famosa da Inglaterra. Um dos motivos para isso é que ela reinou no auge do Império Britânico, em que o país capitaneou a revolução industrial e obteve grandes conquistas científicas, econômicas e culturais.

A história da Rainha Charlotte é pouco conhecida e frequentemente negligenciada nos registros históricos. No entanto, sua importância é inegável. Seu legado se estende até os dias atuais, com muitos locais e instituições em todo o mundo levando seu nome em homenagem a sua influência e impacto duradouro.

Quando assumiu o reinado, Elizabeth 2ª tinha o desafio de liderar o Reino Unido diante da Guerra Fria, que se iniciou anos antes, após o fim da 2ª Guerra Mundial. Ao longo de todo esse período, Elizabeth viu a construção e queda do Muro de Berlim (1961/1989) e o fim da União Soviética em 1991.