Pode comer carne na Oitava da Páscoa?

Perguntado por: emendes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Sendo assim, os fiéis católicos estão dispensados do preceito de abster-se de carne na sexta-feira de Oitava de Páscoa, pois guarda-se “a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as ...

A abstinência de carne, ou de qualquer outro alimento determinado pelas conferências episcopais, deve ser observada todas as sextas-feiras, a menos que uma solenidade caia em uma sexta-feira (Can.

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

Por ser considerado um período de reflexão sobre o sacrifício do líder Jesus, os cristãos adotam alguns hábitos para a semana de Páscoa. O consumo de carne, por exemplo, é evitado pelos fiéis em respeito ao derramamento de sangue de Jesus durante seu sacrifício na cruz.

Não existem restrições religiosas relacionadas ao consumo de alimentos no Sábado de Aleluia. Portanto, não há regras que determinem que não se pode comer carne vermelha neste dia.

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

O Domingo de Páscoa é momento de festividade e, apesar de não ter mais restrições do que comer, tradicionalmente os peixes ainda reinam no cardápio do almoço de Páscoa. Como sobremesa, é dia também de devorar os ovos de Páscoa e outros pratos cujo chocolate é o ingrediente principal.

Segundo a tradição cristã, é preciso evitar comer carne vermelha e frango na Sexta-Feira Santa. Algumas pessoas optam por consumir peixe, outras, nenhum tipo de carne.

É tempo de anunciar o Cristo ressuscitado e dizer ao mundo que somente nele há salvação. Então, a Igreja deseja que nos “oito dias de Páscoa” (Oitava de Páscoa) vivamos o mesmo espírito do Domingo da Ressurreição, colhendo as mesmas graças.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Mesmo o bacalhau sendo o protagonista da Páscoa, outras carnes estão bastante presentes na mesa dos brasileiros nesta data, algumas opções de receitas são:

  • Filé mignon ao molho de gorgonzola;
  • Frango xadrez;
  • Pernil assado;
  • Costelinha de porco na pressão;
  • Costela ao barbecue;
  • Cordeiro assado;
  • Salmão crocante.

Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Apenas na Sexta-Feira Santa fiéis substituem a carne vermelha e frango por peixe. Essa prática vem desde o século IX, durante o pontificado do Papa Nicolau, que introduziu o jejun durante todo o dia para cristãos maiores de sete anos.