Qual planeta está visível hoje 2023?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 17 votos

Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio estarão visíveis no céu noturno oriental nas primeiras horas deste 17 de junho. Nas primeiras horas de sábado, 17 de junho de 2023, um alinhamento de Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio será visível no céu noturno oriental.

Três planetas brilhantes - Vênus, Marte e Mercúrio - se alinharão no céu matutino, todos visíveis a olho nu na constelação de Sagitário. Vênus (mag -3,9) será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do sol local. Será o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

Saturno e outros planetas
O destaque do mês vai para Saturno, que estará diretamente oposto ao Sol em nosso céu no dia 27 de agosto. Essa é uma boa oportunidade para observá-lo, porque ele vai parecer maior do que o normal e estará com seu brilho máximo de 2023.

Vênus

Após o entardecer de 23 de maio de 2023, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente. As estrelas Castor e Pollux também estarão presentes à direita dessa magnífica conjunção. Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 23 de maio de 2023. Crédito: SkySafari Pro 5.

Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial. Júpiter está em oposição a cada 13 meses, o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol em relação a Júpiter, de acordo com a EarthSky.

Até o dia 05, Vênus estará visível próximo ao horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol.

A estrela Aldebaran também estará presente à direita dessa exuberante conjunção. Mercúrio em conjunção com a fina Lua Minguante em 16 de junho de 2023. Crédito: SkySafari Pro 5. Essa exuberante conjunção poderá ser visível antes do amanhecer razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

Encontre o horário certo do dia ou da noite.
A noite é ideal. No entanto, Júpiter é tão brilhante que, às vezes, pode até ser visto logo depois do anoitecer e logo antes do amanhecer. Durante o crepúsculo, ele aparecerá no leste. Conforme a noite avança, parecerá estar viajando pelo céu, em direção ao oeste.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Asim como em anos anteriores, 2023 estará repleto de eventos astronômicos. Os fenômenos incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul.

Quando vai ter super Lua em 2023? Conforme Richard Nolle, teremos quatro Superluas em 2023, duas Superluas novas e duas Superluas Cheias. A última Superlua de 2023 você pode ver em alguns lugares como ocorrendo no dia 30 ou 31 de agosto, isso se deve a diferenças de fuso horário.

Lua e Planeta (18h – 18h30). A Lua estará em conjunção com Mercúrio, bem próximo do horizonte oeste, na região da Constelação Ocidental de Peixes. Fase da Lua. A Lua chega à sua fase Nova.

A chuva de meteoros Perseidas acontece todos os anos. Vai de 14 de julho a 1º de setembro de 2023, mas começa e termina praticamente despercebida. O que você quer ver é a melhor e mais movimentada noite de todas – a noite de pico no sábado/domingo, 12/13 de agosto de 2023.

outro lado do céu em relação a Lua. está hoje. Marte!

Lua e estrela (17h30 – 22h). A Lua estará próxima da estrela Regulus, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Leão.