Qual Orixa gosta de manjar branco?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

Logo em seguida foca-se em um de seus Orixás, Iemanjá, considerada a Mãe dos Mares a qual entre suas oferendas preferidas tinha as rosas jogadas nas águas salgadas e o manjar branco.

Iemanjá

Hoje é comemorado o Dia de Iemanjá, e claro, não podíamos deixar passar batido essa data tão especial. Dentre tantas comidas oferecidas à orixá, destaca-se o manjar de coco, uma sobremesa que carrega a presença do branco, e a fertilidade através de sua doçura.

E no caso do manjar, o significado é "tudo que alimenta, deleita, engrandece, vigora o espírito ou a alma!". Então essa comida garantiria vitórias, sucesso, mas revigorando o espírito.

E no caso do manjar, o significado é “tudo que alimenta, deleita, engrandece, vigora o espírito ou a alma!”. Então essa comida garantiria vitórias, sucesso, mas revigorando o espírito.

Oxum

Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.

A Oferenda para Oxum
O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão. Também tem apreço pelo adum que é um alimento preparado com farinha de milho, mel de abelha e azeite doce.

Comidas para os deuses
O manjar era considerado literalmente a comida dos deuses, pois na Grécia antiga acreditavam ser um presente das próprias divindades do Olimpo, mas hoje vamos falar do caminho inverso, e trazer alguns pratos que eram feitos pelos mortais e oferecidos aos deuses como oferendas.

A divindade gosta, em geral, de pratos à base de arroz e de milho, como arroz doce e canjica cozida no leite de coco. Outras opções são a cocada mole e o manjar de coco com calda de ameixa ou de pêssegos.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

substantivo masculino Substância usada como alimento. Iguaria sofisticada, apetitosa.