Qual o tipo de violência mais comum no Brasil?

Perguntado por: rveloso7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

No Brasil, a interpessoal é o tipo mais comum de violência, com altos números de mortes violentas intencionais e casos de violência doméstica.

Entre os homens, a violência psicológica e física é praticada por alguém fora do núcleo familiar e é mais alta fora do domicílio, em comparação às mulheres. Vítimas de violência psicológica correspondem a 95,0% das vítimas de pelo menos uma das três agressões.

Além do aumento de casos de estupro, onde 88,7% das vítimas se identificavam pelo sexo feminino, o feminicídio também foi um dos crimes que tiveram aumento de registros em 2022. No ano passado, foram 1.437 casos registrados no Brasil, em comparação com 2021 - quando foram 1.347 casos, um aumento de 6,1%.

Resumidamente, são eles:

  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.

O Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo de 2021, equivalente a 130 mortes por dia. O número representa uma queda na comparação aos índices de criminalidade de 2020 e é o menor registrado desde 2011. Mas apesar da redução de alguns números, o Brasil ainda apresenta dados alarmantes sobre o crime.

As causas da violência são de natureza estrutural e sistêmica, tendo como exemplos as profundas desigualdades socioeconômicas, a falta de oportunidades à população mais pobre e a ausência ou inadequação das políticas públicas sociais e de segurança promovidas pelo Estado.

Apresenta um amplo diagnóstico dos principais fatores que possibilitam o crescimento da violência criminal no Brasil, ou seja, fatores sócio-econômicos, conjunturais e estruturais, a fraqueza e descrédito das instituições e a carência do Estado para administrar a repressão e propiciar a prevenção.

Jequié lidera a lista das cidades mais violentas do país
O município do Brasil com maior taxa de mortes violentas intencionais foi Jequié (BA), com 141 registros e uma incidência de 88,8 casos desse tipo por 100 mil habitantes.

Tipos de violência

  • violência política.
  • violência de gênero.
  • violência no trânsito.
  • violência no campo, entre outras.

JOVENS E NEGROS
Para entender a escalada da violência no país é preciso conhecer qual é o perfil das vítimas de homicídios. De modo geral, são homens, jovens, negros e com baixa escolaridade. Mas o que mais chama a atenção é o índice de homicídio entre jovens e negros, que tem aumentado ainda mais nos últimos anos.

Violência psicológica e moral
Já a violência psicológica e a moral utilizam-se de palavras ou atos ofensivos como forma de agressão.

Os homens e a violência praticada
Em relação ao tipo de violência perpetrada, pudemos observar que a maior prevalência foi a violência psicológica e física conjuntamente, seguida da exclusivamente psicológica.

Tais atitudes e comportamentos podem vestir a roupagem de insultos constantes, xingamentos, desvalorização, humilhações públicas, chantagem, ridicularização, ameaças, manipulação afetiva, críticas pelo desempenho sexual, omissão de carinho.

Houve 47.508 mortes violentas em 2022, uma queda de 2,4% em relação a 2021. Taxa por 100 mil habitantes.

Em 2021, o país teve 41.069 homicídios – o menor número registrado desde 2007 – e uma taxa de homicídios de 19,3 por 100 mil habitantes, tendo caído desde 2017, o ano com maior número de homicídios já registrado.

"Tem que investir na polícia do ponto de vista de prevenção, em inteligência, investigação, no sentido de prevenir a violência”, explica. Em paralelo a isso, Lotin defende o investimento nas áreas sociais – educação, saúde, saneamento, moradia, trabalho – para colaborar no combate à criminalidade.