Qual o prazo para o FGTS cair na conta?

Perguntado por: agois . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

até 5 dias úteis

Para o trabalhador com conta bancária de qualquer Instituição Financeira cadastrada no APP FGTS o dinheiro entra de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis após o débito da conta do FGTS. Basta acompanhar tudo pelo APP FGTS de forma simples, fácil e ágil!

Se o Saque-Aniversário não caiu na conta do trabalhador até a data estabelecida no calendário, atente-se: pode ser indício de alguma desatualização, erro operacional do próprio FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou algum obstáculo que precisa ser solucionado para a liberação do dinheiro.

Quanto tempo demora para aparecer a multa rescisória? A multa rescisória deve ser depositada pelo empregador em até 10 dias úteis após a data da demissão.

Com a chave do FGTS posso sacar no mesmo dia? Assim que o trabalhador recebe a chave do FGTS já é possível utilizar a chave para solicitar o saque dos valores. Após a solicitação, que pode ser feita por meio da internet ou de forma presencial, o trabalhador conseguirá sacar o valor em até 5 dias.

Como vou receber meu FGTS em caso de demissão? Assim que o contrato de trabalho é rescindido, a empresa deve pagar todas as verbas rescisórias, inclusive a multa de 40%. Esse valor deve ser depositado pelo empregador na conta do FGTS em até 10 dias.

Para evitar a dor de cabeça, o ideal é acompanhar o saldo pelo aplicativo do FGTS. O app foi lançado pela Caixa Econômica Federal e possibilita, além de acompanhar os valores, solicitar saque, indicar a conta de banco que vai receber o crédito, acompanhar o processo e ver extratos.

Nos casos em que o erro é do sistema do FGTS, não há muito o que o trabalhador pode fazer. Se for necessário, poderá comparecer a uma agência da Caixa para alguma confirmação de informações. Mas, na maioria das vezes, é preciso aguardar que o sistema retorne para que o pagamento seja feito de maneira correta.

Como funciona? Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque.

Quem paga a multa de 40% do FGTS é a empresa, mas ela não paga diretamente ao trabalhador. É emitida uma guia perante a Caixa Econômica Federal e, ao pagar essa guia, o dinheiro vai para a mesma conta do FGTS, vinculada ao trabalhador.

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.