Qual o papel do filho mais velho?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por exemplo, se filhos mais velhos são frequentemente encarregados de tomar conta dos irmãos, acabam desenvolvendo um senso maior de responsabilidade. Pesquisas apontam também que primogênitos tendem a ser mais escrupulosos, estruturados, prudentes e a ter melhor desempenho.

- Filhos mais velhos muitas vezes podem ser vistos como líderes natos. No entanto, por outro lado isso também pode manifestar-se na crença de que eles devem ganhar e manter a superioridade sobre as outras crianças.

A figura do irmão mais velho sempre foi um ponto de referência nas famílias. Para os pais é um apoio ao qual podem recorrer quando estão ausentes. Além disso, os pais costumam se envolver mais com ele, pois é com o irmão mais velho que enfrentam os problemas de cada fase por primeiro.

Então, um filho, desde a mais tenra idade, tem dois papéis importantes: o de fazer nascer uma família e o de fazer nascer um ser que se faz mais humano. Que humaniza-se porque aprende a receber cuidado e, assim, aprende a cuidar.

Segundo Linda, os filhos do meio tendem a ser mais diplomáticos e maleáveis porque são sempre forçados a ceder, além de serem mais realistas sobre suas habilidades e de serem afetados facilmente pela opinião alheia.

Primogênito é o termo utilizado para designar o primeiro filho de um casal, também conhecido como o filho mais velho, em relação aos seus irmãos consanguíneos.

A constelação familiar é uma ferramenta terapêutica inspirada na filosofia sistêmica. É um olhar para vida através de três princípios: com representantes humanos com representantes através de bonecos, ou a constelação fluvial na água.

Irmãos devem brincar entre si e aprender uns com os outros. De acordo com os especialistas, o mais velho pode, sim, cuidar do caçula, desde que ele não se torne 100% responsável pelo outro – pois essa não é sua função.

Entenda a importância de ter um irmão
É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.

Art. 2º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se responsável legal as seguintes pessoas: o pai, a mãe, o tutor, o curador ou o guardião. Art. 3º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se parentes os avós, tios, irmãos e cunhados, desde que maiores de 18 (dezoito) anos.

As Responsabilidades dos Filhos
Os filhos dividem com os pais a responsabilidade de edificar um lar feliz. Devem obedecer aos mandamentos e cooperar com outros membros da família. O Senhor não fica feliz quando os filhos brigam (ver Mosias 4:14).