Qual o papel da doula no parto cesárea?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Art. 1º Considera-se doula aquela ou aquele que oferece apoio psicológico, conforto e suporte emocional à mulher durante todo o período de gravidez, parto e período pós-parto, visando à melhor evolução desse processo e ao bem-estar da gestante.

“A doula oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto, além de suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares.

A doula ajuda a gestante a se preparar física e emocionalmente para o parto. Também orienta o casal sobre o que esperar do parto e após o nascimento do bebê. Ela auxilia, de formas variadas, com o plano de parto.

Além do suporte emocional, a Doula oferece suporte físico para a puérpera, afinal, a mulher que cuida de um bebê em tempo integral precisa ser cuidada.

A doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques vaginais, monitoração de batimentos cardíacos fetais, administração de medicamentos. Não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

R$ 2.451,65

O salário médio de um Doula no Brasil é de R$ 2.451,65. As especialidades com os melhores salários são Tecnico em Acupuntura, Tecnico em Quiropraxia e Podologo.

Existem dois tipos de sutura de parto cesáreo: com pontos simples (sutura simples) e com pontos intradérmicos (sutura intradérmica ou contínua). O primeiro trata-se do ponto tradicional, retirado um a um, conforme descrito abaixo. Já o segundo é retirado por uma das extremidades da ferida operatória.

Facilitar à mulher grávida acesso a informações sobre a gestação e o parto, estender esse auxílio aos familiares da gestante, oferecer amparo físico e emocional no momento do parto e ainda acompanhar o pós-parto estão entre os serviços prestados pela doula, independentemente de o parto ser normal ou cesárea.

A Doula é a profissional que ampara as gestantes, antes, durante e após o nascimento do bebê. A Doula não precisa ser da área da saúde, mas precisa amar mulheres, gostar de empoderar, de apoiá-las em suas escolhas com informação e presença e estar ao lado, onde a mulher desejar parir.

Quando procurar uma Doula
Entre 18 e 32 semanas é o ideal, para ter tempo suficiente de preparar o corpo e a alma para o parto e elaborar um plano de parto satisfatório, negociando tranquilamente com a equipe.

A doula não faz nenhum procedimento médico, ao contrário da enfermagem obstétrica. O seu papel é ser companheira da mãe, oferecendo suporte físico e emocional.

Doula não faz qualquer tipo de procedimento invasivo como exame de toque ou administração de medicamentos. O serviço desta assessora começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto.

Direito da mulher
A gestante tem direito de ter acompanhamento de uma doula durante o período de parto e o pós-parto.

É possível ter uma doula como acompanhante de parto mesmo que o parto ocorra no SUS, a presença dessa profissional pode trazer muitos benefícios para a gestante.

A qualificação terá 240 horas, sendo 160 horas teórico-práticas e 80 horas de prática supervisionada em serviços e instituições de cuidado à gestante, parturiente e/ou puérpera.