Quais são os cargos da carreira diplomática?

Perguntado por: egois3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os cargos seguintes na carreira são: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Depois de concluir a formação, o Diplomata pode fazer outros cursos e evoluir na carreira, assumindo os seguintes cargos:

  • Segundo-Secretário.
  • Primeiro-Secretário.
  • Conselheiro.
  • Ministro de Segunda-Classe.
  • Ministro de Primeira-Classe, mais conhecido como Embaixador.

A carreira diplomática é estruturada em seis classes: terceiro-secretário, segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e ministro de primeira classe (embaixador).

Ao longo da carreira, os diplomatas podem passar para os cargos de segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe, até chegarem a ministro de primeira classe ou embaixador.

Thomaz Alexandre Mayer Napoleão, de 29 anos, se tornou diplomata quando tinha apenas 25 anos. Ele passou em 1º lugar no concurso do Instituto Rio Branco em 2009, feito obtido na primeira tentativa para ingressar no órgão. Além disso, era seu primeiro concurso público.

A carreira diplomática é composta por cinco categorias: adido de embaixada, secretário de embaixada, conselheiro de embaixada, ministro plenipotenciário e embaixador.

O diplomata ingressa na carreira no cargo de Terceiro-Secretário e poderá ser promovido a Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe.

A partir de 1996, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deixou de exigir idade máxima dos candidatos, até então limitada a 35 anos. Já a idade mínima exigida para apresentar-se às provas, que já havia variado entre 19 e 21 anos, foi fixada, e até hoje assim permanece, em 18 anos.

Atualmente, nosso país conta com 92 embaixadas no exterior, além de três delegações e três missões diplomáticas junto a organismos internacionais. Além disso, mantém 38 consulados-gerais, seis consulados e 19 vice-consulados. Eles somam, ao todo, 1 324 funcionários, dos quais 537 são diplomatas.

O termo diplomata é utilizado para designar todos que ingressam na carreira no Ministério das Relações Exteriores. Dentro dessa carreira, um dos cargos mais altos é o de embaixador, que denomina a pessoa que exerce o cargo de Chefe de Missão Diplomática.