O que significa ser um Distrito Federal?

Perguntado por: ecarvalho5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Nome de uma divisão administrativa que responde diretamente ao governo central em países que se constituem como federação. Geralmente, é nele que se localiza a capital.

Distrito Federal é uma unidade federativa que abriga a sede do governo do Brasil desde 1960. Sua construção contou com um grande número de migrantes de outros estados. Bandeira do Distrito Federal. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Conheça o Distrito Federal
Abrigo da sede do Governo do Brasil, o Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do país e fica na região Centro-Oeste. Sua capital, e também do país, Brasília, é considerada uma cidade-modelo e atrai os turistas pela arquitetura moderna.

Ouça este artigo: Distrito Federal é o nome dado a uma das 27 regiões administrativas que compõem a República Federativa do Brasil, A peculiaridade deste que é o menor ente administrativo da União é a de servir de abrigo para a capital da Federação, a cidade de Brasília.

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.

O Distrito Federal é uma unidade da federação e não um estado, mas também não faz parte de nenhum estado e não é um município. É o Distrito Federal, que abriga a sede do governo do país e, portanto, é uma entidade política e jurídica diferente.

A escolha da localização do Distrito Federal se deu em razão de questões políticas e geoestratégicas, como o fortalecimento da segurança nacional do país e o desenvolvimento do povoamento das regiões interioranas do Brasil. A construção de Brasília começou em 1956 e a sua inauguração data de 21 de abril de 1960.

1º MAIOR DISTRITO DE SÃO PAULO – SP – GRAJAÚ
Fica a 26 km da Praça da Sé, e 14 km de bairros como Santo Amaro e Jabaquara. Atualmente possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso da capital.

Sem dúvida, o Distrito Federal, na nova feição constitucional, é uma unidade da Federação, conquanto sofra algumas restrições que lhe não fere absolutamente as características de Estado e de Município, desenhadas pela Carta. É um Estado e também um Município. Daí a natureza singular, híbrida.

O Distrito Federal é dividido em 35 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.

53. São Poderes do Distrito Federal, independentes e harmônicos entre si, o Executivo e o Legislativo. § 1º É vedada a delegação de atribuições entre os Poderes. § 2º O cidadão, investido na função de um dos Poderes, não poderá exercer a de outro, salvo as exceções previstas nesta Lei Orgânica.

O antigo Distrito Federal (1891–1960) foi criado em 1891 pela primeira constituição da República brasileira, e equivalia ao território do antigo Município Neutro, a sede da monarquia brasileira, que existiu de 1834 a 1891, desmembrado da província do Rio de Janeiro.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal. É lá que trabalha o Presidente da República.

Com a mudança dos três poderes do Sudeste para o Centro-Oeste do Brasil, o novo Distrito Federal passou a sediar a nova capital, Brasília, de acordo com a Constituição de 1946. Um dos gentílicos tanto do Distrito Federal como de Brasília é "brasiliense", que significa "brasileiro".