O que é uma gravidez de alto risco?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população.

Fatores de risco para gravidez de alto risco

  • Características físicas.
  • Problemas em uma gravidez anterior.
  • Distúrbios presentes antes da gravidez.
  • Doenças durante a gravidez.
  • Exposições durante a gravidez.
  • Mais informações.

Durante a gravidez de alto risco é importante ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em proteínas, frutas e vegetais. 3) Cortar as bebidas alcóolicas – o álcool é uma substância considerada teratogênica, ou seja, pode causar malformações no bebê.

Sinais de risco na gestação

  1. Sangramento vaginal. Pequenas perdas de sangue pela vagina podem ocorrer sem representar risco na gestação. ...
  2. Hipertensão arterial pode indicar risco na gestação. ...
  3. Problemas urinários. ...
  4. Inchaço nas pernas, mãos e rosto. ...
  5. Vômitos persistentes. ...
  6. Diminuição dos movimentos fetais. ...
  7. Perda de líquido amniótico.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

A gravidez é dita de Baixo Risco quando não é necessário aplicar intervenções de maior complexidade, e quando a morbidade e mortalidade materna e perinatal são menores do que as da população geral. O processo dinâmico e a complexidade da gravidez exigem avaliações continuadas e específicas em cada período.

Se a mulher for diagnosticada com gravidez de alto risco ela pode solicitar afastamento do trabalho e recebimento do auxílio-doença do INSS.

Exame Beta HCG: entenda o resultado do exame de sangue que detecta gravidez. O exame beta HCG é uma coleta de sangue capaz de apontar se a mulher está ou não esperando um bebê. Os testes de farmácia podem ser utilizados nessa descoberta, porém são os exames de sangue que fornecem resultados mais assertivos e confiáveis ...

Quem tem uma gravidez de alto risco pode ter parto normal? Sim! Quem tem uma gravidez de alto risco pode sim ter parto normal, mas a decisão deve ser feita estritamente pelo médico, que avalia caso a caso. Ou seja, a paciente terá a indicação que não trará consequências negativas para si ou para o feto.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

Exposição a substâncias tóxicas ou perigosas: Evite exposição a produtos químicos, fumaça de cigarro e outras substâncias tóxicas durante a gravidez. Estresse: O estresse pode ser prejudicial para a saúde da mãe e do bebê, portanto é importante encontrar maneiras de gerenciar o estresse durante a gravidez.

Quais doenças na gravidez podem afetar o bebê?

  1. Anemia. A anemia costuma ocorrer em até um terço das gestantes, principalmente, no terceiro trimestre. ...
  2. Asma. ...
  3. Diabetes. ...
  4. Doenças autoimunes. ...
  5. Hipertensão arterial. ...
  6. Doenças da tireoide. ...
  7. Infecções sexualmente transmissíveis (IST) ...
  8. Infecções (não sexualmente transmissíveis)

CID Z35 – Supervisão de gravidez de alto risco (atenção à gestante) CID Z35 é o código para Supervisão de gravidez de alto risco, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Neste texto, apresento informações úteis para uma conduta médica adequada ao CID Z35.

Em casos de gravidez de alto risco, ou para mulheres acima de 40 anos, este número pode ser bem superior a quatro, que são os exames de ultrassom mínimos necessários para garantir uma boa e tranquila gestação, seja você atendida pelo seu convênio médico ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a classificação do pré-natal de alto risco, as avaliações serão diferentes de um pré-natal comum. Isto é, caso a gestante tenha diabetes gestacional, por exemplo, pode ser que mais consultas sejam necessárias.