Qual o nível ideal de triglicérides?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Por fim, apesar de o seu médico ser o responsável por interpretar os valores e direcionar a melhor conduta a ser adotada, não custa nada citar que o valor ideal dos triglicerídeos é inferior a 150 mg/dL. Entre 200 e 499 mg/dL, considera-se o nível alto, e, acima de 500 mg/dL, muito alto.

Já níveis acima de 150 mg/dL, representam triglicérides elevados em adultos e, portanto, devem ser tratados com melhora dos hábitos de vida, incluindo dieta mais saudável, realização de atividade física regular e redução da ingestão de bebidas alcoólicas.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. É muito importante se atentar aos níveis elevados, quando estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, uma vez que isto está diretamente relacionado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, algo que pode resultar em doenças cardiovasculares.

A concentração sérica de triglicerídeos pode ser estratificada em termos de percentis da população e / ou risco coronariano: Normal – <150 mg / dL (1,7 mmol / L) (3).

No Brasil, o valor de referência para um nível normal é de menos de 150 mg/dL, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.

Colesterol faz mais diferença entre os homens. Um estudo de pesquisadores na Dinamarca mostrou que o nível de triglicérides sem jejum está relacionado a um risco maior de AVC em homens e mulheres. Já o colesterol alto esta associado a tal risco apenas entre os homens.

As frutas, as verduras e os grãos integrais, como arroz, trigo e aveia, são ricos em fibras. Desse modo, essas substâncias podem ajudar a diminuir os picos de glicemia (considerado o açúcar do sangue), fazendo melhorar o controle de triglicérides.

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

O triglicerídeos é considerado alto quando está acima de 200, o que pode resultar em doenças cardiovasculares preocupantes. Os fatores de risco que normalmente causam o triglicérides alto são o consumo excessivo de gordura, álcool e doces.

4 dicas para baixar os triglicerídeos alto

  1. Faça atividades físicas.
  2. Diminua o consumo de gorduras.
  3. Diminua o consumo de carboidratos simples.
  4. Aumente o consumo de Ômega 3.

130 mg/

Para a maioria das pessoas, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl. Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Opte pelas frutas mais ricas em fibras, como laranja, ameixa e maçã. Os alimentos com este nutriente aumentam o trânsito intestinal, diminuindo, assim, a absorção do que é ingerido. E lembre-se de consumi-las com casca e tudo, sem desperdiçar as fibras.

Chá preto

Chá preto
Uma pesquisa identificou que o chá preto é capaz de reduzir significativamente nos níveis de triglicerídeos quando é ingerida diariamente uma quantidade de 9g dissolvida na água.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.