Qual o melhor ISO?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Selecionar a ISO ideal.

  • ISO 100: essa é a melhor opção para fotografar em ambientes externos em dias ensolarados. ...
  • ISO 400: quando a iluminação ainda estiver boa, mas menos intensa, como em ambientes fechados que tenham janela ou ambientes abertos em um dia nublado, uma ISO ligeiramente maior é a ideal.

Para essas câmeras fotográficas, as configurações podem ser ISO: 100; velocidade do obturador: 30s; diafragma: f1. 8. Se sua câmera não possui controladores de luz, o jeito é partir para o modo automático.

Também conhecida como velocidade ISO ou simplesmente ISO (sigla de International Standards Organization), é a medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente, ou seja, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz, e quanto menor o número ISO, menos luz será percebida pelo ...

O valor ISO é uma configuração da câmera que ilumina ou escurece uma foto. Quanto mais alto o ISO, mais clara será a imagem; quanto menor o ISO, mais escura ela ficará. O ISO normalmente segue esta sequência de números: 100, 200, 400, 800, 1.600, 3.200, 6.400, e assim por diante.

ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara.

Níveis de ISO baixos, como 80 ou 100, funcionam muito bem durante dias com bastante luz. Assim que a luz vai diminuindo, você pode testar o ISO um pouco mais alto para tirar aquela foto top do pôr do sol.

Quanto maior for o ISO, maior a quantidade de ruído na cena, prejudicando a nitidez e diminuindo a qualidade da imagem. O número considerado normal para o recurso é o ISO 100, geralmente o valor mais baixo. Normalmente, o máximo que algumas câmeras podem chegar é 6400.

Em condições de iluminação mais claras, é melhor usar ISO mais baixa: os valores baixos de ISO são ideais em cenários bem iluminados. Por outro lado, quanto menos luz estiver disponível, mais ISO você precisará para compensar.

No mundo da fotografia, sempre ouvimos falar de três pilares principais: sensibilidade do ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. A partir do conhecimento desses elementos, suas fotos ganharão destaque.

A escala do ISO é aritmética: ISO 50, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800, ISO 1600, ISO 3200, ISO 6400, ISO 12800 e por aí em diante. Essa progressão indica-nos que, por exemplo, na sensibilidade ISO 400 conseguimos captar luz duas vezes mais depressa do que com o ISO 200.

ISO 9001

A ISO 9001, como já foi dito, é a mais conhecida de todas as normas, sendo a mais utilizada no mundo. Ela apresenta um Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção.

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.

A ISO 9001 é a norma de certificação da série 9000 e também considerada a mais específica de todas. Ela estabelece diretrizes que vão determinar como os projetos devem ser conduzidos. A ISO 9001 contém todos os critérios que a organização deve cumprir para conseguir sua certificação de qualidade.

Um número ISO mais baixo significa que o filme é menos sensível à luz do que um rolo com um número ISO mais alto. Portanto, um rolo de filme ISO 200 é menos sensível que um rolo de filme ISO 800. Um rolo de filme com ISO alto é mais sensível à luz, o que significa que funciona bem em situações de pouca luz.

Porém, não se pode abusar demais, já que o ISO traz um “efeito colateral” indesejado, que é a presença de pequenas bolinhas (ruído) que deixam a foto com a impressão de que foi tirada debaixo de uma tempestade ou algo similar.

Como funciona a sensibilidade ISO de uma câmera
Quanto mais alto o ISO, mais clara será a imagem; quanto menor o ISO, mais escura ela ficará. O ISO normalmente segue esta sequência de números: 100, 200, 400, 800, 1.600, 3.200, 6.400, e assim por diante.