Pode apresentar documento digital em blitz?
E, apresentados pelo smartphone, são aceitos em qualquer blitz. Há quem goste de possuir tudo fisicamente, como documentos e dinheiro. Mas, há quem prefira tudo no smartphone, como os documentos digitais de trânsito.
Pode andar somente com o documento digital
Outra dúvida comum é “posso dirigir com a CNH digital?”. A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line.
Pode andar com o CRLV em PDF
Mesmo que o CRLV tenha virado digital a partir de janeiro de 2021, você não precisa imprimir o documento do veículo depois dessa data, ele não é obrigatório no formato físico. Mas, caso você queira e goste de andar com os documentos impressos, deverá imprimí-lo por conta própria e em folha sulfite.
Quais são os documentos que podem ser exigidos durante uma blitz
Provavelmente, a primeira solicitação do agente de trânsito, ao fazer uma abordagem no decorrer da blitz, é a checagem dos documentos de porte obrigatório. Dentre eles, estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Quais documentos digitais são aceitos
A CNH, o CRLV e o Título de eleitor, são alguns dos documentos que já podem ser usados digitalmente, facilitando o dia-a-dia do cidadão.
Pode andar com RG digital
Sim. No modelo digital, a segurança do documento é atestada por um certificado de atributo no padrão da ICP-Brasil. O RG DIGITAL do cidadão possui as mesmas informações expressas na Cédula de Identidade em papel, com exceção de informações específicas da impressão física. Portanto, será aceito.
Pode andar com documento no celular
Se eu for parado em uma blitz mas estiver sem internet, consigo acessar o documento no meu celular? Sim. O Zul+ permite que você consulte o documento do veículo sempre que precisar, mesmo que esteja sem sinal de internet.
É necessário imprimir o CRLV Digital
Atendendo a determinação do Contran, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do papel moeda (documento verde).
O que acontece se eu paguei o licenciamento mas não estou portando o CRLV
Devendo o condutor do veículo portar sempre o original. Se não estiver portando, o condutor receberá multa leve e três pontos na carteira de habilitação. O veículo será retido até a apresentação do documento (art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro).
Pode imprimir o CRLV digital em qualquer papel
A impressão do CRLV Digital deve ser feita em uma folha A4 (sulfite) em qualquer impressora caseira.
Não precisa mais portar documento do veículo
De acordo com o artigo 133° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) , é permitido dirigir sem o documento do carro desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar a documentação do veículo. Além disso, o licenciamento, o IPVA e as multas do carro precisam estar regularizadas.
Qual documento está sendo cobrado nas blitz
O licenciamento de veículo nada mais é que um documento que autoriza o automóvel a circular livremente pelo país. Antigamente, esse registro era chamado de “documento do carro”, algo que todo motorista deveria ter em mãos para apresentar em caso de blitz ou abordagens.
Pode pagar o licenciamento na hora da blitz
A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.
Como apresentar documento digital
Compartilhar documentos digitais no formato pdf usando o aplicativo gov.br. Quando você compartilha o pdf do seu documento, ele tem garantia de autenticidade que pode ser confirmada via QR-Code. Favoritar um de seus documentos digitais para que você possa acessá-lo com mais agilidade.
Qual a diferença de um documento eletrônico é digital
Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.