Qual o melhor antidepressivo para ansiedade e pânico?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Remédios como Alprazolam, Citalopram ou Clomipramina são indicados para tratar a síndrome do pânico, estando muitas vezes associados a sessões de terapia comportamental e psicoterapia com o psiquiatra.

Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. Ele aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela regulagem do humor, bem-estar, sono, apetite, entre outras funções.

O uso de antidepressivos no controle dos ataques de pânico pode ser considerado a estratégia principal de controle psicofarmacológico do TP. Drogas como clomipramina, imipramina, fluoxetina e, mais recentemente, a paroxetina, têm eficácia comprovada no controle dos ataques de pânico (Gentil, et al., 1993).

Drogas mais utilizadas
Paroxetina: este remédio também pode ser conhecido comercialmente como Pondera ou Paxil e atua no cérebro corrigindo os níveis de certas substâncias, especialmente da Serotonina, reduzindo assim os sintomas de medo, nervosismo e de ansiedade, ajudando também a prevenir os ataques de pânico.

A diferença entre ansiedade e síndrome do pânico está na intensidade dos sintomas e na imprevisibilidade de sua ocorrência. Enquanto a ansiedade tem causas mais lógicas e concretas, como um desafio a ser enfrentado ou uma situação delicada que está para ocorrer, a crise de pânico não tem hora nem motivo para começar.

Diazepam (Valium); Lorazepam (Lorax); Clonazepam (Rivotril).

O tratamento do pânico inclui a psicoeducação acerca do transtorno, medicamentos, psicoterapia e atividades físicas aeróbicas. Os medicamentos mais utilizados são os antidepressivos que, apesar do nome, são frequentemente empregados no tratamento dos transtornos de ansiedade e não promovem dependência.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.

Transtorno de ansiedade generalizada (tag) | Pfizer Brasil. O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médicas e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo todo. A característica principal desse transtorno é a preocupação excessiva.

Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito colateral.

Camomila

Camomila
Como vimos, além de calmante natural, a camomila é um antioxidante e antiinflamatório dos mais eficazes. Isso sem contar que ela auxilia a digestão e, por seu efeito sedativo, é também uma aliada no combate ao estresse.

5 técnicas para acalmar a ansiedade

  1. Mindfulness. Uma técnica que pode ajudar a acalmar a ansiedade é o Mindfulness, que envolve a prática de estar presente e consciente dos pensamentos e sentimentos. ...
  2. Exercícios de respiração. ...
  3. Yoga. ...
  4. Aromaterapia. ...
  5. Meditação.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico. Porém, existem outros transtornos que são configurados como tipos de ansiedade.