Qual o melhor Anti-inflamatório para rinite alérgica?

Perguntado por: abarbosa2 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 17 votos

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Corticoide nasal ou oral
Além de reduzir a resposta alérgica do organismo, esse tipo de remédio para rinite pode ter efeito anti-inflamatório, dependendo da dose receitada. Por isso, eles podem fazer parte do tratamento para rinite alérgica — desde que prescritos por um profissional da saúde.

As opções mais seguras para amenizar as crises alérgicas de rinite são a lavagem nasal com soro fisiológico (0,9%), que pode, inclusive, ser ministrada em bebês. Além disso, a prevenção das crises através do tratamento do ambiente continua sendo o melhor remédio.

Anti-inflamatórios não-esteroidais
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

O tratamento empírico da rinite aguda viral é feito por inalação e vasoconstritores tópicos ou sistêmicos. O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Nimesulida para rinite
Assim como para a gripe, o nimesulida auxilia na diminuição dos sintomas da rinite, mas não é tratada completamente. A melhor opção neste caso é buscar um tratamento médico específico, seja para rinite alérgica ou crônica.

Os antialérgicos de segunda geração são os mais potentes e aliviam os sintomas das doenças alérgicas por uma duração maior do que os antialérgicos de primeira geração.

O tratamento dos episódios de rinite consiste no uso de medicamentos como corticóides e descongestionantes, além da limpeza constante das narinas com soro fisiológico. Outra possibilidade é o uso da imunoterapia, que é a aplicação de vacinas específicas contra alergia.

DIPROSPAN Injetável é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona.