Qual o maior polo de moda íntima do Brasil?

Perguntado por: lcustodio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A cidade de Nova Friburgo é considerada a Capital Nacional da moda íntima, pois nela estão presentes mais de 1.000 fábricas de lingerie, que juntas produzem cerca de 125 milhões de peças por ano, representando 25% da produção nacional.

São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, é conhecida por sua diversidade cultural e econômica. Entre os bairros que se destacam na cidade, o Brás desponta como o maior polo comercial de moda do Brasil.

No Agreste, 2º maior polo têxtil do país resiste à crise, mas precisa se reinventar. Pelos corredores das principais feiras do Agreste, em boxes, nas mãos das sacoleiras, e em alguns pontos comerciais, ainda é possível encontrar produtos semelhantes aos revendidos em outros países por marcas famosas e renomadas.

Entre os principais, merecem destaque os do Ceará, do Agreste Pernambucano, do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, e do Polo de Americana, em São Paulo. Quer saber mais sobre cada um dos polos acima?

O SETOR DE CONFECÇÕES DE NOVA FRIBURGO
A cidade de Nova Friburgo, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, é considerada a capital brasileira da lingerie. A indústria têxtil e de confecções de Nova Friburgo é composta por 448 estabelecimentos, sendo 421 voltados para confecção e 27 para têxtil.

São Paulo

O destaque recebido nas redes sociais e nas publicações relacionadas à moda em todo o mundo colocou São Paulo, em 2012, como a sétima capital mais in- fluente do planeta nesse setor.

O topo de linha será o Polo GTS, configuração esportiva que também é a única a usar o 1.4 TSI de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm, também somente automático.

A liderança da Vicunha no mercado têxtil brasileiro pode ser atestada ainda por alguns indicadores. Atualmente, a Vicunha responde 40% da produção brasileira de Índigo, sendo também uma das maiores produtoras mundiais.

O estado do Paraná recebe o maior destaque quando o assunto é produção de denim. De toda a cadeia têxtil da região, o jeans representa cerca de 70% de todo o faturamento.

A Região Metropolitana de São Paulo é a área de maior concentração industrial da América Latina, onde se observa uma grande diversificação industrial (metalurgia, mecânica, química, petroquímica, têxtil, alimentícia, construção, transporte, elétrica e eletrônica, etc.).

Ceará, o maior produtor da Região, Bahia, Paraíba e Pernambuco concentram 13,8% e 81,2% do valor da produção do Brasil e da Região, respectivamente. São Paulo e Santa Catarina são os maiores produtores de têxteis, com mais de 62% do que é produzido no Brasil (Tabela 5).

polo do agreste pernambucano

Como é o principal polo de confecções do Nordeste? O polo do agreste pernambucano é o maior destaque do Nordeste na produção têxtil, com bilhões de reais movimentados em importação e exportação de tecidos para diversos países.

Conhecida como a “Suíça brasileira”, Nova Friburgo é famosa pelo clima ameno e agradável, pelas belezas naturais, pela culinária local e pela arquitetura de seus prédios do período colonial.

Nova Friburgo (por vezes chamada de Friburgo) é uma cidade, sede do município de mesmo nome, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na Mesorregião do Centro Fluminense a uma altitude média de 985 metros.

Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias, Fribourg ("Friburgo" em português, "Fribourg" em francês, "Freiburg" em alemão, idioma em que foi criado o nome da cidade a partir das palavras "frei" - livre e " burg" - castelo/forte), no Cantão de ...

Polo de moda – Bairro do Brás
O Brás é considerado o maior polo da moda do Brasil, com mais de 3.000 lojistas. Inclusive, em 2005, foi inaugurado o Mega Polo Moda, shopping atacadista do Brás, que, com 400 lojas, recebe em média 2.500 visitantes.