Qual o maior grau de ceratocone?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

Grau 4 - O ceratocone grau 4 é o estadío mais avançado onde podemos encontrar leucomas (opacidade da córnea) ou edema (hidropsia). A única forma de tratamento é o transplante de córnea.

O ceratocone é grave quando não tratado, principalmente por ser uma condição que pode evoluir e ocasionar até mesmo a perda de visão do paciente. Caso o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento realizado da forma correta, é uma condição que não costuma gerar grandes problemas.

Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

Grau 3 – Alto. Nesse estágio, o paciente apresenta uma visão já bastante afetada e a necessidade de cirurgia; Grau 4 – Avançado. No último estágio, o ceratocone é grave e raro, com a visão quase toda comprometida, havendo a necessidade de transplante de córnea.

Grau III: Avançado – Os sintomas do grau avançado do ceratocone incluem visão dupla (diplopia), visão embaçada, distorções visuais, surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo e recuo da pálpebra inferior ao olhar para baixo (sinal de Munson).

*A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo.

Sim, o ceratocone pode dar direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) ou aposentadoria por invalidez, desde que a condição esteja causando incapacidade para o trabalho e a renda familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.

O ceratocone é uma doença que atinge a córnea e provoca o seu curvamento para a frente. Como ele é responsável pela córnea adotar um formato cônico, recebe este nome. Apesar de ser uma doença facilmente tratada na maioria das vezes, pode atrapalhar em muito a vida de seus portadores.

Desse modo, existem duas possibilidades de recebimento de benefício da Seguridade Social, via INSS: o BPC-LOAS e a aposentadoria por deficiência. Ou seja, quem tem ceratocone pode se aposentar e receber benefício do Regime Geral da Previdência caso seja constatada a deficiência.

Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

Algumas, como os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia) são consideradas enfermidades leves, e têm solução mais fácil. Porém, outras doenças, como o Ceratocone, por exemplo, são consideradas mais sérias, e precisam de diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Pessoas com familiares que têm Ceratocone apresentam mais chances de desenvolver essa condição do que pessoas sem o mesmo histórico familiar. Grande parte dos pacientes com Ceratocone apresentam conjuntivite alérgica crônica, desenvolvendo o hábito de coçar os olhos, o que pode estimular e, agravar a doença.