Qual o laxante devo tomar para amolecer as fezes?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Dulcolax® Comprimidos é um laxante estimulante adequado para o alívio dos sintomas da prisão de ventre ocasional.

Macrogol 4000

Macrogol 4000
É um laxante osmótico suave, que amolece as fezes de forma gradual e que normalmente demora entre 24 a 72 horas a fazer efeito.

Alimentação correta
As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

A seguir, veja alguns desses exercícios para ajudar a evacuar e comece a praticar.

  1. Respiração. O primeiro entre os exercícios para evacuar é a respiração intencional. ...
  2. Sucção do abdômen. ...
  3. Sucção com movimento de repetição. ...
  4. Sucção com movimento ondulatório.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

A causa mais comum de constipação é a baixa ingesta de alimentos com fibras e o grande consumo de gorduras. As fibras, tanto solúveis como insolúveis, fazem parte das frutas, vegetais e cereais. Elas não são digeridas e também não são absorvidas pelo intestino delgado (órgão especializado na absorção dos nutrientes).

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Os laxantes formadores de massa geralmente são o tipo mais seguro de laxante. Exemplos de laxantes formadores de massa incluem: Psyllium.

Uma ótima alternativa de laxante é a combinação de vitamina de ameixa seca e aveia. A ameixa seca e a aveia são fontes abundantes de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento intestinal e alivia a constipação. Além disso, a ameixa seca contém sorbitol, um laxante natural que estimula a eliminação das fezes.

A combinação de água sanitária com sabão em pó é uma das mais eficazes e potentes. Abra a tampa da privada e jogue pelo menos meio litro de água de água sanitária e meia xícara de sabão em pó. Os produtos vão agir e depois de 10 minutos é só acionar a descarga para ver a mágica acontecer.

O que fazer para melhorar o funcionamento do intestino?

  1. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade;
  2. Beba água;
  3. Faça exercícios regularmente;
  4. Faça um balanceamento na sua alimentação e incorpore alimentos rico em fibras;
  5. Consuma probióticos;
  6. Dê preferência para frutas in natura e não para seus derivados.