Qual o fichamento mais usado na atualidade?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Também conhecido como fichamento textual ou de conteúdo, esse é o tipo de fichamento mais simples e talvez o mais popular. Para fazê-lo, é necessário formar tópicos com reflexões pessoais sobre as principais ideias da obra. Além disso, os tópicos devem seguir a ordem em que as ideias aparecem no texto original.

Os principais tipos de fichamento

  • Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo. Este tipo prioriza a estrutura do texto. ...
  • Fichamento temático ou de citação. Reúne os elementos relevantes do texto. ...
  • Fichamento bibliográfico.

Existem dois tipos básicos de fichamentos: Informativo e Indicativo. II. FICHA DE CITAÇÕES: é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Fichamento de conteúdo ou texto: é um resumo das ideias principais do texto. Fichamento bibliográfico: mais parecido com uma resenha, traz as ideias principais do texto relacionadas com as percepções e interpretações do leitor. Fichamento de citações: é a transcrição literal de trechos dos textos, escritos entre aspas.

Veja, a seguir, seis passos de como fazer um fichamento perfeito:

  1. Faça uma leitura breve. Faça uma leitura de todo o conteúdo. ...
  2. Defina qual tipo de fichamento você vai usar. ...
  3. Papel ou notebook? ...
  4. Releia o texto com mais atenção. ...
  5. Faça quantos tópicos achar necessários. ...
  6. Inclua outras referências.

Fichamento de resumo
Também conhecido como fichamento textual ou de conteúdo, esse é o tipo de fichamento mais simples e talvez o mais popular. Para fazê-lo, é necessário formar tópicos com reflexões pessoais sobre as principais ideias da obra.

Quantas páginas tem que ter um fichamento? Não existe um limite específico de páginas para fazer um fichamento, pois isso pode variar de acordo com o tipo de trabalho acadêmico e com os objetivos de pesquisa.

Portanto, o resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

O fichamento é uma técnica muito utilizada por estudantes e pesquisadores para registrar e organizar informações importantes de um livro. O objetivo é fazer um resumo dos principais pontos abordados, permitindo uma leitura mais eficiente e uma melhor compreensão do conteúdo.

Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo
Este tipo de fichas dá atenção à estrutura do texto, registrando as ideias apresentadas em uma sequência lógica, expondo os pontos principais e secundários, bem como os argumentos, justificativas, exemplos etc. ligados a eles.

→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.

Conceitualmente, fichamento é um resumo das principais idéias de um texto. É bastante utilizado como técnica de estudo e no processo de revisão da literatura. Nele, são resumidas e destacadas as partes mais importantes do texto com o objetivo de fazer futuras consultas.

Como o próprio nome já indica, o fichamento nada mais é do que uma técnica que permite que o autor possa formatar um texto a partir de fichas explicativas. Os tópicos reunidos no material são partes importantes de um grande todo (um livro, artigo, dissertação, tese e outros).

vez mais e sempre juntos e juntas tá então em média pessoal o fichamento deve conter 10 por cento da obra original tá em média um fechamento deve conter 10 por cento da obra original se você tá fechando. um livro o que possui 200 páginas o fichamento que você vai fazer desse livro deve conter em média.

Normas ABNT para fichamento

  1. Margem inferior de 2 cm;
  2. Espaçamento 1,5 entrelinhas;
  3. Margem esquerda de 3 cm;
  4. Margem direita de 2 cm;
  5. Margem inferior de 2 cm;
  6. Margem superior de 3 cm;
  7. Numeração da página (obrigatório).

trata-se de um fichamento mais sofisticado, uma vez que o “recorte” do texto do autor deverá vir acompanhado de comentários do leitor, concordando, discordando, acrescentando dados, baseados noutras experiências de leitura ou participações em sessões de discussões especializadas, etc.”