O que escrever depois da introdução?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Primeiro, a introdução. Depois, o desenvolvimento. Por fim, a conclusão. Entender o que deve ser escrito em cada uma dessas etapas é primordial para fazer um bom texto.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Aprenda como escrever cada uma delas!

Então se liga: a redação deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento é o momento em que você deve desenvolver os argumentos que você apresentou brevemente na introdução, trazendo exemplos, informações e dados estatísticos que possam embasar seu posicionamento diante da temática sugerida.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Antes de mais nada, antes de tudo, em primeiro lugar, em princípio, acima de tudo, primeiramente, principalmente, sobretudo, primordialmente, a priori.

Como fazer o Desenvolvimento 2

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

Início, meio e fim. É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

A introdução é primordial! É no desenvolvimento que as ideias serão explanadas. Após ler a introdução, o leitor deposita sua expectativa no desenvolvimento do texto, ele espera que aquilo que leu no começo será abordado de forma coerente no decorrer do texto.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação
Para construir esses parágrafos de desenvolvimento você precisa: deixar claro de qual “parte” do problema você está falando; colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese); explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Introdução. Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.

Para a introdução de uma redação não significa, necessariamente, que tenhamos que utilizar conectivos de introdução. Assim, palavras que denotam tempo (hoje), causa e efeito (em virtude), finalidade (a fim de) e dúvida (possivelmente) são bons exemplos de conectivos que podem ser usados para iniciar uma redação.

Entre elas podemos citar:

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.