Quem pode receber o abono salarial 2023?

Perguntado por: amata9 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

Quem tem direito ao PIS 2023? Tem direito ao pagamento do PIS o trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. Além disso, deve ter exercido atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias no ano-base de pagamento.

Ainda é possível consultar se o trabalhador tem valores a receber por meio do aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android. Acessando o app, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível”. Depois, deve clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”.

Quem pode receber
A pessoa que tiver trabalhado pelo menos 30 dias no ano de referência e estiver cadastrada no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), há pelo menos cinco anos, tem direito ao benefício.

- Como saber se tenho direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023? - Como consultar meu número do PIS, NIS, NIT e Pasep? O valor do Abono Salarial pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00 (valor do salário mínimo atual), conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base, que é o de 2021.

Neste caso, o abono salarial é direcionado para trabalhou em 2022 e deveria ser depositado ainda neste ano de 2023. O PIS 2024 (PIS Ano-Base 2022) vai ser efetuado ainda em julho na internet.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

Que horas cai o abono Pis no Caixa Tem? A Caixa libera o pagamento dos benefícios sociais nas primeiras horas do dia, assim até a metade da manhã (9h) o dinheiro cai na conta do trabalhador e estará disponível para saque.

Também é possível que a consulta seja feita de diversas formas pelo número do CPF, como através dos aplicativos:

  1. Meu INSS;
  2. Carteira de Trabalho Digital;
  3. FGTS;
  4. App Caixa Trabalhador;
  5. Caixa Tem;
  6. Site Caixa PIS;

Portanto, embora comumente chamado de PIS, o benefício que se paga para os trabalhadores (muitas vezes chamado de 14ª salário) é, na realidade, o Abono Salarial. Porém para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns requisitos.