Tem que ter 5 anos de carteira assinada para receber o PIS?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quem recebe o PIS esse ano? Recebe o PIS em 2023, trabalhadores da iniciativa privada que trabalharam no mínimo 30 dias em 2021, que receberam no máximo dois salários mínimos, que estão inscritos há pelo menos 5 anos no programa e que têm seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Como saber se tenho direito ao PIS? Existem algumas regras para ter direito ao PIS, mas é possível fazer a consulta por aplicativos como: Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Ainda é possível usar o telefone da Caixa destinado ao atendimento do Cidadão que é o 0800 726 0207.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

Pelo site Meu INSS
Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep? Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

As regras, independentemente de ser um novo ano, são as mesmas de anos anteriores. Em 2023, têm direito a receber o PIS/Pasep os profissionais que tiverem trabalhado ao menos 30 dias em 2021, de forma remunerada, nos serviços público ou privado e que tiverem recebido até dois salários mínimos.

Sim, desde que preencha os demais requisitos de pagamento do abono salarial. Conforme a lei, os trabalhadores precisam ter inscrição no PIS por pelo menos 5 anos para recebê-lo. A contagem deste tempo, então, começa a partir da primeira anotação de vínculo de emprego na carteira de trabalho.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.

Assim, cada trabalhador tem direito ao PIS e recebe um número de identificação que possibilita o acesso a esses benefícios. Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

- Como saber se tenho direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023? - Como consultar meu número do PIS, NIS, NIT e Pasep? O valor do Abono Salarial pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00 (valor do salário mínimo atual), conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base, que é o de 2021.

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.