Como saber se tenho dinheiro do PIS esquecido?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

A consulta é feita por meio do aplicativo FGTS, que informará o saldo disponível para retirada.

App CAIXA Tem. App CAIXA Trabalhador. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Tem direito à cota do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público entre 1971 e 1988 e que ainda não tenha retirado o dinheiro. A liberação começou a ser feita em 2018 pelo governo de Michel Temer, que liberou R$ 39 bilhões das cotas em lotes entre junho e setembro.

Utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador você tem acesso a informações dos benefícios ao trabalhador de maneira fácil, prática e rápida. Compartilhe essa ideia! As informações que você precisa saber sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial estão nesse aplicativo desenvolvido especialmente para você pela CAIXA.

É necessário que o cidadão tenha uma conta no site do governo e que ela seja de nível prata ou ouro. Após acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante.

Como sacar o PIS pelo Caixa TEM?

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Selecione a opção “abono salarial”;
  3. Confira a disponibilidade do valor;
  4. Realize a transferência via Pix ou pagamento de boleto.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio App FGTS e solicitar o saque na opção "Meus Saques", depois em "Outras Situações de Saque" e, em seguida, escolher a opção "PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador". Junte os documentos necessários e confirme a solicitação.

Para consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. A informação, segundo a Caixa, vai estar na tela principal do aplicativo do titular da conta.

A consulta sobre o direito às cotas e a solicitação de saque podem ser feitas pelo aplicativo do FGTS. O saldo pode ser transferido para uma conta bancária de qualquer instituição financeira, sem custo.

Os cidadãos podem acessar a plataforma do Gov.br e fazer a consulta por CPF ou usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para conferir se há direito ao abono salarial. O pagamento do PIS – válido para os empregados do setor privado – e do PASEP – para os do setor público – começa a partir de 15 de fevereiro.

Acesse o site do Sistema de Valores a Receber; Vá em “Entrar com Gov.br”; Faça o login com seu CPF e senha no Gov.br.

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

A consulta para saber se tem 'valores a receber' e o resgate do dinheiro podem ser feitos pelo site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central (BC) a partir de hoje.

Solicitando o comprovante do PIS em uma agência Caixa
Caso seja necessário ir até uma agência, localize a agência da Caixa que seja mais próxima de você. Na agência, vá até o atendimento com seus documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos.