O que é um fichamento é uma citação diferentes tipos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos das ideias principais de determinado texto.

Conhecida como citação indireta, esse tipo de fichamento consiste em expor, do próprio modo, as ideias centrais da obra referenciada. Esse tipo de fichamento é comum quando o documento fichado é um livro, já que dada a extensão do material, realizar apenas citações indiretas pode ser inviável.

→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.

Existem dois tipos básicos de fichamentos: Informativo e Indicativo. II. FICHA DE CITAÇÕES: é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

O fichamento tem como caraterística a produção de texto com a finalidade de registrar e armazenar dados de livros e documentos para eventuais consultas. Este modelo tem como base de produção os resumos e resenhas.

Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado.

A citação é um ferramenta textual para que você dê credibilidade ao que escreveu. Ela é uma parte de um texto consultado por você e pode ser utilizada em diversos textos, inclusive, na redação do Enem!

Fichamento de citação
Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas. É preciso ter especial atenção para que as citações façam sentido, especialmente quando partes das frases são omitidas.

Segundo a NBR 10520:2002 da ABNT, você pode citar uma informação em seu trabalho de duas formas: direta e indireta. Já a citação indireta é aquela em que você diz o que autor escreveu com suas palavras, sem tanta regra de descrição como a direta. Nesse tipo de citação não se usa as aspas duplas.

Portanto, conceitualmente, os fichamentos ABNT são usados para “guardar” as principais citações de pesquisas científicas a fim de constituir um trabalho científico no futuro. Isso porque essas fichas com pequenos resumos ajudam a “armazenar” conteúdos para constituir uma pesquisa completa posteriormente.

Fichamento de conteúdo ou texto: é um resumo das ideias principais do texto. Fichamento bibliográfico: mais parecido com uma resenha, traz as ideias principais do texto relacionadas com as percepções e interpretações do leitor. Fichamento de citações: é a transcrição literal de trechos dos textos, escritos entre aspas.

Portanto, o resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

O objetivo, então, é o de selecionar e discorrer sobre as informações principais relacionadas ao conteúdo lido. Qualquer texto pode ser fichado, desde um mais curto, como um artigo, até um mais extenso, como é o caso dos livros. A partir disso, é essencial que saibamos o que pode ser inserido em um fichamento.

Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo
Não deve ser longo, mas nunca curto demais, como um sumário de partes do texto. A sua elaboração inclui as referências do texto, o destaque de citações relevantes do texto e considerações pessoais a respeito do texto.