Qual o fichamento mais fácil de fazer?

Perguntado por: rparis7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Também conhecido como fichamento textual ou de conteúdo, esse é o tipo de fichamento mais simples e talvez o mais popular. Para fazê-lo, é necessário formar tópicos com reflexões pessoais sobre as principais ideias da obra. Além disso, os tópicos devem seguir a ordem em que as ideias aparecem no texto original.

Veja, a seguir, seis passos de como fazer um fichamento perfeito:

  1. Faça uma leitura breve. Faça uma leitura de todo o conteúdo. ...
  2. Defina qual tipo de fichamento você vai usar. ...
  3. Papel ou notebook? ...
  4. Releia o texto com mais atenção. ...
  5. Faça quantos tópicos achar necessários. ...
  6. Inclua outras referências.

Os principais tipos de fichamento

  • Fichamento textual, de resumo ou de conteúdo. Este tipo prioriza a estrutura do texto. ...
  • Fichamento temático ou de citação. Reúne os elementos relevantes do texto. ...
  • Fichamento bibliográfico.

Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber de quê se trata o conteúdo do texto que pretende fichar. Depois dessa primeira impressão, faça várias leituras.

Fichamento bibliográfico
A mais simples de todas, as fichas bibliográficas trazem uma descrição em tópicos de cada parte do texto acompanhadas de indicações precisas das fontes, com as referências completas (título, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume e as páginas).

Quantas páginas tem que ter um fichamento? Não existe um limite específico de páginas para fazer um fichamento, pois isso pode variar de acordo com o tipo de trabalho acadêmico e com os objetivos de pesquisa.

Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações.

Como fazer um fichamento

  1. Liste os temas principais da sua pesquisa para como fazer um fichamento. Toda e qualquer pesquisa precisa de um referencial teórico. ...
  2. Faça uma leitura breve. ...
  3. Separe por assuntos. ...
  4. Insira datas, autores e páginas. ...
  5. Escolha o seu tipo de fichamento. ...
  6. Escreva frases curtas. ...
  7. Utilize suas próprias palavras.

Existem dois tipos básicos de fichamentos: Informativo e Indicativo. II. FICHA DE CITAÇÕES: é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

Em geral, o primeiro passo é ler o texto pela primeira vez e compreender o assunto geral daquilo. Você também pode fazer a leitura com grifos. Depois disso, você pode escolher qual tipo de fichamento fará. Possivelmente, a estrutura terá a ver com o seu método preferido de estudo.

Portanto, o resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

O fichamento bibliográfico nada mais é que um resumo da obra lida, ele pode conter citação direta, indicando trechos do livro na ficha de citação, ou pode conter sua análise, ou seu próprio resumo sobre o texto.