Qual melhor anticoncepcional?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ranking dos 10 anticoncepcionais mais vendidos em valores no Brasil

RankingProdutoFabricante
1QlairaBayer
2IumiLibbs Farmacêutica
3TamisaEurofarma
4Ciclo 21União Química

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Recentemente, a Universidade Federal da Bahia realizou um grande estudo para mapear o nível de eficácia de cada um deles. Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro.

Anticoncepcionais Hormonais
Entre os mais utilizados estão: Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%; SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%;

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

"É importante que todas as mulheres que vão começar a tomar pílulas contraceptivas façam um exame genético para trombofilia, mas há uma resistência dos médicos em prescrever estes exames", afirma Becker.

Dê preferência ao período da manhã para tomar o anticoncepcional, assim, mesmo que esqueça, ainda terá dia todo para lembrar e, com isso, o tempo do esquecimento será inferior a 12 horas.

A forma comercial mais usada é o Mirena (levonorgestrel 52 mg). O DIU hormonal só suprime a menstruação em 20% das pacientes, mas é capaz de reduzir bastante o volume e a frequência menstrual nas restantes. Para saber mais sobre o DIU, leia: DIU de Cobre e DIU Mirena – Anticoncepcional Intrauterino.

O que temos de mais recente no Brasil entre os anticoncepcionais femininos é o Slinda, da farmacêutica Exeltis, que foi aprovado pela Anvisa em maio de 2021 e chegou ao mercado no final do ano.