Qual idade toma a vacina da varíola?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Vacina contra varíola aplicada aos 8 meses e aos 5 anos de idade. Reforços a cada cinco anos. A vacina dupla tipo infantil (DT) era recomendada: entre 4 e 6 anos de idade. Vacinação de gestantes: especialmente na área rural, a partir do 5º mês de gestação.

Compartilhar: Atualizada em 06.09.22: É provável que as pessoas vacinadas contra a varíola tenham uma certa proteção contra a monkeypox. Porém, apesar dessa possível proteção, é importante que também adotem medidas para se proteger e proteger as outras pessoas.

2.2.1 - Esquema: O esquema de vacinação é de 2 doses (0,5 ml cada) da vacina Varíola Bavarian Nordic, de administração subcutânea (preferencialmente deltoide), com 4 semanas de intervalo (28 dias) entre as doses.

Estão elegíveis ao imunizante pessoas que vivem com HIV (vírus da imunodeficiência humana) ou Aids com idade igual ou superior a 18 anos, e que estejam com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

No país, a vacinação de rotina contra a doença acabou em 1973; acredita-se que quem foi imunizado ainda tem alguma proteção contra a varíola dos macacos. O recente surto mundial de varíola dos macacos e a notificação dos primeiros casos suspeitos no Brasil levantou uma dúvida: quem está em risco?

Por que a vacina contra varíola parou de ser produzida? Compartilhar: Atualizada em 06.09.22: Em 1980, com declaração de erradicação (eliminação) da varíola no mundo todo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a produção foi interrompida.

Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.

A pistola de vacinação faz parte de um avanço tecnológico: foi um objeto importante na campanha mundial de erradicação da varíola.

As 5 vacinas indispensáveis para cuidar da saúde da família

  • Febre amarela.
  • Gripe.
  • Hepatites A e B.
  • HPV.
  • Tríplice bacteriana.

Os grupos de risco para a varíola dos macacos são imunossuprimidos, crianças, grávidas e idosos. Muito embora, estes sejam os principais grupos de riscos, não quer dizer que demais grupos não estejam sujeitos a complicações pela doença, os cuidados devem ser adotados por todos, entenda mais sobre estes grupos.

A partir desta segunda-feira (13) a vacinação contra a mpox, a doença antigamente chamada de 'varíola dos macacos', deverá estar disponível em todos os serviços de vacinação do Brasil.

A Anvisa liberou a aplicação do imunizante em adultos com 18 anos ou mais, sem restrições. O Ministério da Saúde afirma, no entanto, que, neste momento, a vacina será destinada apenas a profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes.

A vacina tríplice viral, conhecida também como vacina triviral, é um imunizante atenuado feito a partir dos vírus que foram “enfraquecidos” e modificados e, por isso, não são capazes de causar a doença. Sua função é proteger as pessoas contra o sarampo, caxumba e rubéola.