Qual hidrata mais água ou soro?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Hidratação eficaz: o soro caseiro é uma solução de rápida absorção pelo organismo, o que significa que ajuda a hidratar o corpo de forma mais eficaz do que a água pura.

Suco de laranja hidrata mais que a água, segundo estudo
Leite desnatado, leite integral, suco de laranja e soro ou soluções orais de reidratação foram consideradas as bebidas com uma taxa de hidratação maior que a água.

Bem, isto acontece porque a composição do soro simula o líquido encontrado dentro de nosso organismo. Dessa maneira, o soro caseiro equilibra o funcionamento interno do corpo utilizando elementos já encontrados nele. O sal e o açúcar funcionam como uma porta de entrada que leva a água até as células do organismo.

Por que soro hidrata? O segredo da eficácia do soro é que sua composição simula o líquido que temos dentro do organismo. “Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose – elementos presentes, respectivamente, no sal e no açúcar.

Leite é mais hidratante que água
O leite também possui sódio, que age como uma esponja, retendo a água no corpo e produzindo menos urina.

água

A pesquisa comparou as respostas de hidratação de várias bebidas. De acordo com os cientistas, a água — com ou sem gás — hidrata o corpo de forma rápida, enquanto os líquidos com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem a hidratação durar mais.

Água mineral
É a mais indicada para acabar com o quadro.

Adulto: 60 a 80 ml/kg/dia (1/3 do volume em soro oral e para os 2/3 restantes, complementar com água, suco de frutas, leite, chá, água de coco, sopa)*.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

O ideal é tomar dois litros ou mais todos os dias, aumentando a quantidade se praticar atividades físicas que elevam a transpiração. Além da água, você pode variar a ingestão de líquidos com sucos, chás e similares, mas tome cuidado com a composição e o valor nutricional de cada bebida.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

O soro caseiro é uma solução composta por água, açúcar e sal, para que possa hidratar e repor as substâncias e sais perdidos. O soro caseiro é usado no Brasil desde a década de 1970 e de acordo com o Ministério da Saúde, já ajudou reduzir a mortalidade infantil ocasionada pela desidratação em todo o mundo.

O soro fisiológico (SF 0,9%) nada mais é do que uma solução de água destilada com sal (NaCl). A concentração do soro fisiológico é de 0,9% o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas do referido sal.

Para quem não tem o costume de beber água, uma boa notícia: estudos científicos recentes na área de hidratação constataram que diversas bebidas possuem poder de hidratação similar ao da água, incluindo sucos, isotônicos, leite e refrigerantes.