Qual foi o primeiro romance da literatura brasileira?

Perguntado por: afigueiredo6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

A Moreninha

Cronologicamente, o primeiro romance brasileiro foi "O Filho do Pescador", 1843, de Teixeira e Souza. A obra, contudo, recebeu críticas e convencionou-se o pioneirismo a para A Moreninha, 1844, de Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882).

O Filho do Pescador

Em 1843 foi publicado "O Filho do Pescador", de Teixeira e Sousa, que alguns estudiosos chegaram a apontar como o primeiro romance brasileiro.

Um marco que aponta para o início do Romantismo no Brasil foi o livro “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836.

Desse modo, em 1836, o Romantismo foi inaugurado no Brasil com a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.

Escrito em princípios do século XI, Genji Monogatari é considerado para muitos como o primeiro romance da história. Embora não haja provas concretas, acredita-se que o autor do mesmo seja uma mulher: Murasaki Shikibu, a qual fazia parte da corte da imperatriz na época e tinha vasto conhecimento.

Murasaki Shikibu, a mulher que escreveu o primeiro romance do mundo | Domestika.

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

Pode-se dizer que o Romance deriva da época do Romantismo, quando o folhetim e o romance eram considerados sinônimos. A partir do século XVIII ele passou a ser considerado um gênero literário. Originalmente o Romance surgiu com os romances de cavalarias, que é considerado uma das mais ricas manifestações literárias.

Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha (séculos XVI-XVII) é considerado o primeiro romance moderno. Quanto à forma, não se trata mais da narrativa medieval, quanto ao conteúdo, vemos um conflito entre duas épocas que se sucedem, a feudal e a burguesa.

Gerações do Romantismo no Brasil

  • Primeira geração do Romantismo - Indianismo.
  • Segunda geração do Romantismo - Ultrarromantismo.
  • Terceira geração do Romantismo - Condoreirismo.

O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.

A primeira geração do Romantismo, também conhecida como indianista, foi um dos principais movimentos literários brasileiros do século XIX.

A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Romantismo no Brasil

  • Gonçalves de Magalhães.
  • Gonçalves Dias.
  • José de Alencar.
  • Álvares de Azevedo.
  • Casimiro de Abreu.
  • Castro Alves.