Quais são os 4 grandes artistas renascentistas?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Conheça as obras de arte de quatro artistas do Renascimento e saiba mais sobre este movimento cultural. Certamente você já ouviu falar de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo.

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

Suas pinturas naturalistas estabeleceram as bases para sucessores como Botticelli e Michelangelo. Tanto é assim que Giotto é frequentemente considerado o pai do Renascimento italiano e até o pai da pintura européia.

Cinquecento: nasce em 1500 e se destaca pela fusão de temas religiosos e profanos. O período colaborou para a expansão do movimento na Europa. Os artistas do renascimento mais importantes foram: Michelangelo (escultor), Rafael Sanzio (pintor), Eramos Roterdã (escritor) e Nicolau Maquiavel (escritor).

Leonardo da Vinci

Os principais artistas do renascimento foram: Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi o estereótipo do homem renascentista que domina várias ciências - a essa característica chamamos de universalismo. Por isso, é considerado um gênio absoluto.

Itália

Itália: O Berço do Renascimento Cultural - A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.

Ainda em relação ao Cinquecento, esse foi o período em que houve um enfraquecimento do movimento renascentista no final do século XVIII, principalmente, na cidade da Itália. Isto ocorreu devido às grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição.

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

As obras de arte do Renascimento não se resumem a pinturas. Muitos artistas se consagraram utilizando outros formatos como a escultura. Entre os nomes mais importantes desse tipo de criação está o de Michelangelo. Uma das obras mais importantes do pintor, escultor e poeta, foi Pietá, escultura feita em mármore.