Por que a Ucrânia não faz parte da União Europeia?

Perguntado por: mteixeira6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Pavlo Klimkin observou que a Ucrânia ainda não atende a nenhum critério para ingressar na União Europeia, pois não possui uma democracia estabelecida, um Estado de direito e uma economia de mercado de pleno direito.

Decidir se a Ucrânia ingressará na Otan é uma das questões de segurança europeias mais fatídicas desde que as ondas de expansão levaram a aliança até as fronteiras da Rússia em um processo que os defensores dizem ter garantido a paz pós-Guerra Fria ao impedir a agressão do Kremlin.

O PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 2,1% em 2022. Países europeus também sofreram com altas de inflação. A taxa oficial da Zona do Euro atingiu 10% pela 1ª vez na história em setembro de 2022, depois de 7 meses do início do conflito.

O país tem uma economia baseada na agricultura e na indústria. Sua infraestrutura é pouco desenvolvida. A Ucrânia tem buscado, nos últimos anos, uma aproximação com as nações ocidentais da Europa. Porém, ela enfrenta resistência do governo russo, que ainda exerce forte influência político-cultural no país.

A UE compromete-se a continuar a demonstrar solidariedade e a prestar apoio aos refugiados que fogem da guerra na Ucrânia e aos países que os acolhem. No quadro da ONU, da OSCE, da OTAN e do G7, mantém também uma forte coordenação com os seus parceiros e aliados.

Segundo Putin, a instalação de bases militares da aliança nesses países fronteiriços à Rússia é uma provocação e uma ameaça à paz. O presidente russo alega que a expansão da Otan contraria termos de um acordo firmado com os EUA e outros países ocidentais.

A Rússia é hoje o maior exportador mundial de petróleo, representando cerca de 8% do mercado global. Para a Europa, o país fornece 45% do seu gás natural, 45% do seu carvão e 25% do seu petróleo. Petróleo e gás representaram quase metade das exportações totais de bens da Rússia em 2021.

Na Ucrânia
91% dos ucranianos apoiam a adesão à União Europeia durante a invasão russa da Ucrânia em 2022, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Rating Sociological Group em 30-31 de março de 2022, acima dos 66,4% em fevereiro 2015.

Com a diminuição repentina da atividade produtiva na Ucrânia e a limitação da atividade comercial com a Rússia e Bielorrússia através das sanções, assistiu-se, num primeiro momento, ao aumento da pressão no preço dos combustíveis e em algumas matérias-primas que afetaram a economia portuguesa em geral.

Em 2019, o país era o 7º maior produtor mundial de minério de ferro, o 8º maior produtor mundial de manganês, o 6º maior produtor mundial de titânio, e o 7º maior produtor mundial de grafite. Era o 9º maior produtor do mundo de urânio em 2018. A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas.

A Ucrânia é o maior país em extensão com território exclusivamente europeu.

Isso porque a Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de girassol, milho, trigo e cevada. Os preços desses produtos já subiram nesta segunda-feira (17), após o anúncio do fim do acordo.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.