Qual foi o marco mais importante do cinema em 1927?

Perguntado por: oportela8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O primeiro filme falado, cantado e musicado estreia nos Estados Unidos em 6 de outubro de 1927. Trata-se da obra audiovisual "O Cantor de Jazz" (no original, The Jazz Singer), de Alan Crosland, em que ator-vedete, Al Jolson, de origem russa judaica, aparece maquiado com a pele negra.

Dentre as várias obras da época podemos destacar dois filmes, com finalidades diferentes: O primeiro, ''Triumph des Willens''/''Triunfo da Vontade'', de 1935, dirigido por Leni Riefenstahl , é considerado o filme mais famoso de propaganda Nazista na história do Cinema e uma grande fonte histórica até os dias de hoje.

A primeira sessão de cinema no Brasil aconteceu em 1896. Essa invenção chegou ao Brasil poucos meses depois da primeira demonstração pública do funcionamento de um cinematógrafo. Em 8 de julho de 1896, a primeira sessão de cinema foi realizada aqui no Brasil.

Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, no "Grand Café", foi realizada a primeira projeção cinematográfica tal qual conhecemos. Assim, numa sala escura, foram projetados dez filmes de curta duração como "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica".

Em 1927 foi lançado o primeiro filme de acesso ao grande público que era verdadeiramente falado, ou seja, tinha o áudio atrelado à imagem que era executada na sala de cinema.

Embora não exista uma data exata para o início da história do cinema, podemos afirmar que em 1889, a invenção do cinetoscópio por William Dickson foi um marco importante na história da sétima arte, ao permitir a captação de imagens animadas.

Entre as décadas de 1920 e 1960, esse cenário se consolidou: a Era de Ouro de Hollywood representou o desenvolvimento de técnicas cinematográficas, a ascensão de estúdios, o surgimento de estrelas conhecidas até hoje, a produção abundante de clássicos e a consolidação estadunidense como potência na indústria do cinema.

Em outubro de 1935, a comédia Riachuelo foi lançada no cine Glória, em São Paulo (CINEMATOGRAPHIA, 13 out.

Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do cinema amador. "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.

No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles, filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, é o ancestral da filmadora.

A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.

Em 28 de dezembro de 1895 foi apresentado ao público o primeiro cinematógrafo — uma máquina que captava, revelava e projetava filmes. Considerado o marco zero do cinema, o equipamento criado pelos franceses Louis e Auguste Lumière, os irmãos Lumière, causou uma revolução na sétima arte.

A Música do Dia
No dia 31 de julho de 1897, foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil, o "Salão de Novidades Paris", no Rio de Janeiro. Um ano antes, seletos convidados puderam acompanhar uma exibição experimental na Rua do Ouvidor.

3 de abril de 1998 (Brasil)