Que tipo de animal é o Siri?

Perguntado por: acaetano5 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Todo siri é, na verdade, também um caranguejo. A explicação é simples: siri não passa de um nome popular dado aos membros da Portunidae, uma das várias famílias de caranguejos.

Crustáceos. Também pertencentes à classe dos artrópodes os crustáceos fazem parte desta classificação por serem possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Como exemplo desta classe poderemos citar o camarão, a craca, a lagosta, o pitu, o siri e o caranguejo entre outros.

Primeiramente, é importante ressaltar que todo siri na verdade é um caranguejo, mas nem todo caranguejo é um siri. Isso por que, siri é um nome popular dado aos caranguejos da família Portunidae. Exemplo de siri.

lateral do corpo e patas traseiras distinguem siris dos outros caranguejos. O par de patas traseiro é mais achatado e elas funcionam como nadadeiras, além de serem exclusivos de água salgada. A lateral do corpo não tem nenhuma grande saliência. Todas as patas são pontudas e podem viver em água doce quanto água salgada.

Crustacea

Na verdade, os caranguejos, assim como os camarões, são representantes de um agrupamento de artrópodes (grupo de animais invertebrados) chamado Crustacea.

crustáceos

Alimentação. Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.

Apuá

Significado de Apuá
substantivo feminino [Brasil] A fêmea do siri.

Além de ser muito saborosa, a carne de siri é conhecida por ser rica em proteínas. De modo geral, essa é uma característica bem comum na carne de pescados e frutos do mar e, portanto, seu consumo é extremamente saudável e, inclusive, recomendado, especialmente para pessoas que buscam por uma dieta com poucas calorias.

A diferença no corpo dos crustáceos
Os caranguejos tem 10 patas e suas primeiras patas tem forma de pinça, o tamanho máximo que ele pode chegar é de 50 centímetros. O siri tem um gosto bem salgado, por ser encontrado no mar e além disso, combina perfeitamente com uma deliciosa sopa!

Os siris exploram muito bem seus habitats, nadando, caminhando e até mesmo escalando árvores ou pedras. Seu primeiro par de pernas são modificados, com pinças fortes usadas para explorar o ambiente, defesa e captura de alimento.

Esse invertebrado faz parte do grupo dos crustáceos, que inclui ainda os caranguejos, os camarões, as lagostas e os tatuzinhos-de-jardim. Em todo o mundo, há cerca de 450 espécies conhecidas de siris, que habitam sempre o litoral e precisam de água salgada para sobreviver.

O sabor da carne do SIRI também é bem diferente da do CARANGUEJO, por ser bem mais doce do que a do seu irmão. Definitivamente, as receitas devem levar isso em consideração, pois pelo fato do SIRI ser mais doce tem sabor mais delicado e o CARANGUEJO um sabor mais intenso.

O siri tem, dos lados da carapaça, espinhos bem longos e afiados, enquanto o caranguejo tem o corpo mais arredondado nas laterais. Os dois animais vivem no fundo do mar e em áreas litorâneas de todo o mundo, escondidos em frestas entre as rochas.

Os crustáceos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Exemplos são os camarões, as lagostas, as cracas, os caranguejos e siris, que vivem em ambiente aquático (água doce ou salgada). Algumas espécies podem viver em ambiente terrestre como os tatuzinhos-de-jardim ou bichos-de-conta.

Os crustáceos são animais artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo em sua maioria animais aquáticos e de respiração branquial. São de grande importância a cadeia alimentar, pois servem de alimento aos peixes e outros animais maiores.