Qual foi o cientista que descobriu o DNA?

Perguntado por: emorais4 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Francis Crick

A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.

No início deste artigo, mencionamos os nomes dos três vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 1962: James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins. Até hoje, são os dois primeiros que vêm à memória quando falamos em descoberta da estrutura do DNA, pois foram os autores do artigo que formulava essa hipótese.

James Watson e Francis Crick descobrem a estrutura molecular do DNA, o material hereditário da vida, que tem a forma de uma dupla hélice. Severo Ochoa e Arthur Komberg ganham o Prêmio Nobel da Medicina pelo seu trabalho na síntese de polinucleótidos de DNA e RNA.

Ela usou a técnica de difração de raios-X para estudar a estrutura do DNA, uma técnica que ela mesma aprimorou e desenvolveu ao longo dos anos. Então, Franklin obteve imagens de difração de raios-X que mostravam a forma helicoidal da molécula de DNA, permitindo que outros cientistas pudessem estudá-la em mais detalhes.

A noção de enzima=proteína, foi um conceito considerado correto até a década de 80, quando foi descoberta a existência de enzimas de RNA, as denominadas ribozimas. Esta descoberta deveu-se aos pesquisadores Thomas Cech e Sidney Altman que com isso dividiram o Prêmio Nobel de química, seis anos depois.

O ácido desoxirribonucléico (DNA)
Em 1869, o bioquímico suíço Friedrich Miescher (1844-1895) isolou, de núcleos de células, um ácido que continha fósforo e nitrogênio, que denominou nucleína. Em 1889 seu discípulo, Richard Altmann mudou o nome para ácido nucléico.

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.

Francis Harry Compton Crick OM, FRS (Northampton, 8 de junho de 1916 — San Diego, 28 de julho de 2004) foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico, mais conhecido por descobrir a estrutura da molécula de DNA, em 1953, com James Watson.

Os testes de paternidade por DNA surgiram no final dos anos 1990 e já ajudaram a desvendar a origem de muita gente e, agora, por meio dos esforços de uma empresa de biotecnologia brasileira, eles se tornaram bem mais confiáveis.

A genética surgiu na medicina no início do século XX, quando Garrod e outros perceberam que as leis mendelianas de hereditariedade eram capazes de explicar a recorrência de certos transtornos nas famílias.