Qual foi a primeira pessoa que comemorou a Páscoa?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Conforme o livro do Êxodo, a primeira Páscoa dos judeus foi celebrada quando ainda estavam no Egito sendo escravizados. As instruções dessa celebração foram transmitidas por Deus aos judeus por meio de Moisés.

A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

A celebração cristã da Páscoa é uma herança da celebração judaica e surgiu a partir de uma ressignificação da celebração que acontecia entre os judeus. O crescimento da Páscoa entre os cristãos forçou a Igreja Católica a estabelecer critérios que definem a data de celebração da Páscoa todos os anos.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais.

Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. O chocolate, trazido para a Europa pelos espanhóis, era tido como sagrado entre os Astecas”, pontua.

Nesse sentido, a primeira pessoa que começou a anunciar a páscoa foi Maria Madalena, haja vista que foi a primeira a saber que Jesus havia ressuscitado.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

A origem desta festa está relacionada com as celebrações dos povos antigos. Nesta época do ano, estes povos celebravam sempre a chegada dos dias maiores e festejavam a chegada da fertilidade. O Coelho da Páscoa é o animal que simboliza a Primavera e esta época do ano.

(1) A prescrição sobre a celebração da Páscoa (Ex 12.21-28) é legitimada pelo editor do livro de Êxodo. Assim, o cabeçalho deste capítulo (Ex 12.1) afirma que a prescrição da Páscoa (12.21-28) é autorizada por Javé.

As comunidades de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, não celebram a Páscoa.

Pascha provém do gr. páscha, forma documentável na versão dos Setenta (que significa: «a Páscoa, festa judaica e cristã; em particular, a refeição da Páscoa; o anho pascal»), com origem no hebreu pasach, que, propriamente, significa «passagem» e designa a festa celebrada em recordação da saída do Egipto (vj.

Essa tradicional festa dos cristãos tem origens judaicas e ganhou novo sentido com os eventos citados. A comemoração cristã possui data móvel estabelecida pela Igreja no século IV d.C. O termo Páscoa no idioma português deriva dos termos “Pesach”, do hebraico; “Pascha”, do latim; e “Paskha”, do grego.

A Páscoa já era comemorada antes da época de Jesus Cristo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por ter sido libertado da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia, o próprio Jesus participou de várias celebrações pascoais.

A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis.