Qual foi a maior decepção de Santos Dumont?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A explosão de um hidroavião que levava seu nome durante um voo no Rio de Janeiro matou 12 pessoas, e deixou Santos Dumont extremamente decepcionado. Dizem que o acidente até afetou a saúde mental do pai da aviação.

As notícias do jornal mostram que Santos Dumont ficou decepcionado com o uso de sua invenção para a guerra.

A morte de Santos Dumont
Doente, resolve voltar ao Brasil. No dia 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, se decepciona. No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932, em São Paulo.

Seu primeiro dirigível foi testado em fevereiro de 1898, mas fracassou. Só conseguiu ter um voo de sucesso na sua terceira tentativa, em setembro do mesmo ano.

Alberto Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932, no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade balneária de Guarujá (SP), um ano depois de voltar da França. A família já pressionava para que ele voltasse, por temer o agravamento de sua saúde – Alberto sofria de depressão profunda. Enforcou-se, aos 59 anos.

Era totalmente copyleft — o brasileiro fez questão de não patentear nada. E isso foi um imenso impulso à aviação, que se desenvolveu mais rapidamente na Europa, sem os entraves criados pelos Wright. Dumont, assim, não inventou o (primeiro) avião, mas talvez mereça mesmo ser chamado de Pai da Aviação.

O brasileiro, então, fez quatro tentativas: na primeira voou 40 metros e na segunda 60 metros. Na terceira, superou sua própria marca do dia 23 de outubro, de 60 metros e, finalmente na quarta, voou 220 metros a 6 metros de altura.

O monumento 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, passa por uma nova restauração. A réplica, localizada na Praça Bagatelle, de cidade de nome homônima, foi construída no final da década de 1990 e homenageia o pai da aviação.

Por que o 14-Bis tem esse nome? Antes da primeira decolagem autônoma do 14-Bis, o aeroplano voava acoplado ao balão dirigível número 14 de Santos Dumont. Por isso, o 14-Bis foi batizado com esse nome. O balão tinha a função de diminuir o peso do avião acoplado para facilitar que ele levantasse voo.

Em 1910, Dumont adoeceu e resolveu voltar para o Brasil. Sua tristeza aumentou quando viu suas criações sendo utilizadas na Primeira Guerra Mundial e na Revolução de 1932, no Brasil.