Qual foi a causa da morte de Frida Kahlo?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta a hipótese de que tenha morrido de overdose (acidental ou não), devido ao grande número de remédios que tomava.

13 de julho de 1954, Coyoacán, Cidade do México, México

Frida Kahlo, pintora mexicana e revolucionária, aos 6 anos de idade apresentou poliomielite anterior aguda que a deixou com seqüelas permanentes no membro inferior. Aos 20 anos sofreu grave acidente de ônibus que culminou em lesões músculo-esqueléticas que causaram dores e problemas por toda a sua trajetória de vida.

Várias pessoas morreram, e a artista sofreu ferimentos quase fatais depois de um corrimão de ferro ter perfurado sua pélvis, fraturando o osso. Ela também fraturou várias costelas, as pernas e a clavícula.

No podcast a seguir, entenda a relação de Frida Kahlo com seus dois mais importantes amores: Diego Rivera, seu companheiro de vida, e Leon Trotski, o líder revolucionário comunista que a encantou.

Pés, para que os amo, se tenho asas para voar.
Essa frase, bastante conhecida, está relacionada à doença que Frida desenvolveu em seus pés e pernas.

Aos 6 anos, Frida teve poliomielite, doença que a deixou com sequelas em uma das pernas.

Frida é um símbolo para o feminismo também por ter sido essencialmente mulher e por ter assumido esse poder socialmente. Muitas lutas que hoje ainda são vivenciadas por nós foram travadas por ela, e por outras mulheres, no passado. Desde muito jovem, Frida assumiu a bissexualidade e os próprios desejos, como mulher.

Aos dezoito anos, em 17 de setembro de 1925, Frida sofreu um grave acidente de ônibus, sendo perfurada por uma barra de ferro da parte superior da bacia à vagina, ferimento que a deixou paraplégica por anos.

Frida Kahlo era bissexual. A artista tentou se suicidar diversas vezes e sofreu 3 abortos durante sua vida, pois o acidente que perfurou seu útero e atingiu sua coluna, a impediu de ser mãe. Alguns estudiosos acreditam que Frida, encontrada morta em sua casa, foi envenenada por uma das amantes de seu marido.

Eu sou espírita, mas a minha família é toda católica. Cresci na religião católica. Fiz primeira comunhão, fiz crisma.

Oito dias antes de morrer, ela escreveu seu nome e a frase “Viva la vida” em seu último quadro, que ganhou o mesmo título.