Como foi o fim de Lutero?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Martinho Lutero morreu no dia 18 de fevereiro de 1546, aos 62 anos de idade, por razões desconhecidas. Por toda a sua vida, Lutero teve a saúde debilitada por conta de diversos problemas crônicos, como a doença de Ménière.

Lutero, contudo, morreu muitos anos depois e embora não haja consenso de qual teria sido a causa, ele terminou seus dias em casa e assistido por médicos. Faleceu em sua cidade natal, dia 18 de fevereiro de 1546, aos 63 anos de idade, vítima de derrame cerebral ou angina pulmonar.

Martinho Lutero deu início à Reforma Protestante ao criticar a cobrança de indulgências e teve uma reviravolta em sua vida ao tornar-se herege e casar-se como uma ex-freira. Martinho Lutero começou sua vida como católico e morreu como herege.

Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

O rompimento de Lutero com a Igreja Católica só aconteceu quando foi excomungado pelo papa, em 1521. As 95 teses, documento no qual Lutero manifestava sua oposição teológica às práticas da Igreja de Roma, foram enviadas para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brandemburgo, em 31 de outubro de 1517.

Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo. Em 1514, o padre Martinho Lutero assume, aos 31 anos, a igreja de Wittenberg.

Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.

Resposta: Lutero não foi morto pelos seguintes motivos: A invenção da imprensa em 1455 por outro alemão, Johannes Gutemberg, permitiu que as ideias de Lutero se espalhassem rapidamente e ganhassem muitos adeptos, incluindo reis e príncipes pelo Sacro Império Romano-Germânico.

Na entrevista de hoje, o tema é o protestantismo. Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

  • Margaretha Lutero
  • Elisabeth Lutero
  • Paul Lutero
  • Magdalena Lutero
  • Hans Lutero
  • Martin Lutero