Como era a relação de Frida e Diego?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Relacionamentos. O grande amor de Frida, como ela mesmo descrevia, foi o muralista mexicano Diego Rivera. Eles se conheceram quando, após retomar os movimentos do corpo, a jovem decidiu mostrar suas pinturas ao já famoso pintor. Frida e Rivera casaram-se quando ela tinha 21 anos e ele, 41.

Diego era um pintor mexicano de renome, a quem Frida já admirava desde que o vira pintando afrescos na Escola Preparatória, onde havia estudado. Iniciou-se o romance que culminou com o casamento, ocorrido em agosto de 1929. Frida tinha então 22 anos e Diego era 21 anos mais velho que ela.

Ainda jovem, Frida Kahlo conheceu o artista Diego Rivera enquanto ele pintava um mural em sua escola. Sempre que o via, a jovem ficava o provocando, por conta de suas famosas traições a sua ex-mulher Lupe Marín. Anos mais tarde e mais madura, Frida o reencontrou em sua cidade e lhe apresentou algumas de suas obras.

A história aborda a natureza transgressora da artista, sua rápida ascensão no mundo da arte e os vários relacionamentos amorosos que teve durante a vida, principalmente com o pintor Diego Rivera, 20 anos mais velho que ela, com quem se casou duas vezes.

Se uniu a um grupo de socialistas, marxistas, onde se encontrou e se apaixonou por Diego Rivera, pintor muralista muito reconhecido na época. Já tinha sido casado duas vezes e tinha três filhos. Ele gostava das pinturas dela e passou a gostar de Frida também. Logo se casaram.

Pés, para que os amo, se tenho asas para voar.
Essa frase, bastante conhecida, está relacionada à doença que Frida desenvolveu em seus pés e pernas.

Ela também se declarava comunista tanto por via do ativismo quanto pelas representações em suas obras de arte. O quadro “O marxismo dará saúde aos doentes”, pintado em 1954, retrata a confiança do povo no comunismo.

Vida amorosa
O muralista mexicano Diego Rivera foi o grande amor de Frida. Ele já era famoso quando se conhecerem, logo depois da artista recuperar os movimentos do seu corpo. Frida admirava o trabalho de Rivera e decidiu mostrar suas pinturas a ele.

Frida Kahlo, pintora mexicana e revolucionária, aos 6 anos de idade apresentou poliomielite anterior aguda que a deixou com seqüelas permanentes no membro inferior. Aos 20 anos sofreu grave acidente de ônibus que culminou em lesões músculo-esqueléticas que causaram dores e problemas por toda a sua trajetória de vida.

Frida é um símbolo para o feminismo também por ter sido essencialmente mulher e por ter assumido esse poder socialmente. Muitas lutas que hoje ainda são vivenciadas por nós foram travadas por ela, e por outras mulheres, no passado. Desde muito jovem, Frida assumiu a bissexualidade e os próprios desejos, como mulher.

Eu sou espírita, mas a minha família é toda católica. Cresci na religião católica. Fiz primeira comunhão, fiz crisma.

Aos 18 anos, Frida sofreu um grave acidente, quando o ônibus onde estava colidiu com um bonde. Ela sofreu 11 fraturas em sua perna direita, teve um pé esmagado e deslocado, além de muitas outras lesões, entre elas, uma grave fratura na região pélvica e também na coluna cervical.