Qual fariseu entregou Jesus?

Perguntado por: ovargas6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Judas Iscariotes

Ciente deste plano, Judas Iscariotes, que, conforme João 12.4-6 era o tesoureiro do grupo e ladrão, aceitou um suborno de 30 moedas de prata para entregar Jesus.

Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.

Então Judas beijou o rosto de Jesus, sinal combinado com os inquisidores. Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar.

Nicodemos é um dos chefes dos judeus e, como fariseu, é uma pessoa que conhece bem as Escrituras. Ele vai ao encontro de Jesus no coração da noite.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Os fariseus e os saduceus eram os dois principais grupos religiosos que havia em Israel no tempo em que Jesus viveu na terra. Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política.

1. Jesus ensina a Nicodemos que todos precisam nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. O que Jesus disse que Nicodemos precisaria fazer para entrar no reino de Deus? (Ver João 3:5.)

26Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e entregou-o para ser crucificado. Salve, rei dos judeus!

A história conta que Judas Iscariotes entregou Jesus aos sacerdotes. Teria traído o seu Mestre por 30 moedas de prata. Encaminhado a Pilatos, este, em um primeiro momento, enviou Jesus ao rei Herodes para julgamento.

Caifás, o presidente do Tribunal, interrogou Jesus, porém de acordo com a Lei Judaica era obrigatório responder sob juramento de testemunho, o que não ocorreu.

(Mateus 23:25–26) Os fariseus davam muita importância às ordenanças e ações exteriores, que lhes davam o ar de justos, mas não se preocupavam em ser realmente justos no coração. Por isso, Jesus chamouos de hipócritas.

Seu significado “vitória do povo” resulta da junção dos elementos nike, que significa “vitória”, e demos, que significa “povo”. Por extensão, tem o sentido de "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória". Esse é o nome de um personagem bíblico.